Município do Porto lança app para aumentar acesso a produtos biológicos locais através do telemóvel
O Município do Porto, em parceria com a startup nacional especializada na venda de frescos online, Hortee, vai lançar uma aplicação para telemóveis para permitir o acesso digital aos mercados da iniciativa Good Food HUBs.
“Pretende-se, assim, tornar a compra de produtos biológicos, sazonais frescos e de proximidade ainda mais cómoda e a preços acessíveis”, sublinha a autarquia em comunicado.
Segundo a mesma fonte, após um ano de implementação do projeto Good Food HUBs, o Município do Porto apresenta a aplicação Hortee. Desenvolvida em conjunto com a empresa com o mesmo nome, uma startup nacional comprometida em transformar a venda de frescos online, a Hortee permite:
● Transações Seguras – Assegura a segurança das transações, com todas as partes a validar cada operação concluída em nossa plataforma web.
● Preços Justos – Oferece acesso a preços mais justos ao permitir a comunicação direta entre produtores e consumidores. Surpreenda-se com a diferença.
● Produtos Frescos – Garante produtos recém-colhidos, com sabor, aroma e nutrientes completos. Para garantir a máxima frescura dos alimentos, a colheita é realizada no próprio dia da entrega ou no dia anterior. Assim, é sugerido que as encomendas sejam feitas com pelo menos 24 horas de antecedência que serão confirmadas antes do pagamento.
● Redução de Desperdício – Contribui para uma redução de até 25% no desperdício de alimentos, uma vez que a colheita é realizada de acordo com o volume de encomendas e não necessita de intermediários.
● Produção Local – Todos os alimentos são provenientes de uma área num raio de 90 km do Porto, ajudando a reduzir as emissões de carbono.
● Produtores Certificados – Para garantir a oferta de produtos saudáveis e biológicos, todos os produtores possuem certificados de agricultura biológica.
A aplicação Hortee já está disponível, basta registar-se e começar já a provar. Escolha os produtos frescos que quer, faça pedidos nas quantidades desejadas, escolha o local de entrega e efetue pagamentos online. Pode até falar diretamente com o produtor após encomenda para comunicar alguma informação mais específica.
“Esta aplicação é o resultado de um processo de co-criação que envolveu produtores certificados, consumidores e Município, atendendo à necessidade de fornecer produtos biológicos e frescos na Asprela e na cidade”, conclui o comunicado.