NASA vai começar a cultivar vegetais no espaço até ao final do ano



A agência norte-americana NASA deve começar a plantar vegetais, até ao final do ano, a 370 quilómetros de distância do Planeta Terra. O local da plantação será a Estação Espacial Internacional, onde serão colocadas lâmpadas LED cor-de-rosa para fazer crescer seis alfaces.

Caso a experiência seja bem sucedida, a NASA poderá revolucionar a forma como os astronautas consomem alimentos no espaço. A agência gasta €16,6 mil para enviar um quilo de comida para o espaço, pelo que todas as formas para reduzir este número são bem-vindas. Como esta.

O projecto deverá ser lançado até Dezembro deste ano, durante três meses. Para além de reduzir os custos, a NASA está interessada em diminuir a dependência dos astronautas, em termos de alimentação, da Terra. Sobretudo em missões mais demoradas.

Este projecto pode também servir de terapia hortícola, para reduzir o stress e depressão dos astronautas, avançou o jornal Modern Farmer.

Na preparação para o projecto, a NASA cultivou plantas em luzes vermelhas e azuis, para perceber melhor os padrões de crescimento das plantas. A falta de gravidade não deverá ser um problema para o crescimento das plantas, de acordo com os testes.

O projecto chama-se Veggie (Vegetable Production System) e tem como maior obstáculo os micróbios cósmicos que se podem desenvolver na alface. Depois de cultivados, os produtos serão levados para a Terra, para serem testados, e só depois, em caso de não existir nada em contrário, serão consumidos.

Recorde-se que a China estará a preparar um projecto de cultivo de vegetais em Marte e na lua, depois de pesquisadores terem completado, com sucesso, a fase de testes em Pequim.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...