Navio solar de patrulha vai proteger a Grande Barreira de Coral

O caramarã navio de patrulha terá painéis solares responsáveis pela redução do uso dos geradores a diesel e pela alimentação de uma série de componentes da embarcação.

Green Savers

A empresa Incat Crowther e a Marine Engineering Consultants (MEC) vão construir um navio catamarã navio de patrulha. O navio terá 24 metros de comprimento e destina-se a proteger a Grande Barreira de Coral. Com um design eficiente do casco, extensos painéis solares, alto isolamento, ar condicionado e persianas para reduzir o impacto do sol de Queensland, na Austrália, a embarcação deverá ser lançada no início de 2014.

As duas entidades já tinham anteriormente estabelecido uma parceria para produzir outros barcos. Mas este, em particular, vai ser capaz, por via dos painéis solares, de reduzir o uso dos geradores a diesel.

A energia solar vai servir para carregar um conjunto de baterias de iões de lítio que alimentam uma série de dispositivos, incluindo o ar condicionado. Em caso de necessidade de aumento de energia, os geradores iniciarão actividade automaticamente.

Em comunicado, a Incat Crowther e a MEC disseram-se satisfeitas por serem as equipas escolhidas para concretizar este projecto. “Ao oferecer pacotes comercialmente e tecnicamente fortes, combinados com um serviço atencioso, baseado no cliente, o resultado é uma embarcação equilibrada e rentável”, revelam.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.