Nova cria de chimpanzé nasce no Jardim Zoológico de Lisboa
No passado dia 30 de novembro nasceu uma nova cria de chimpanzé no Jardim Zoológico de Lisboa, a terceira geração de uma linhagem nascida na instituição.
O pequeno chimpanzé permanece sempre junto da progenitora, Gabi, pelo que ainda não foi possível determinar o sexo, mas pensa-se que terá nascido com cerca de dois quilos de peso. Gabi também nasceu no zoo de Lisboa, em 2005, tal como a sua progenitora, Gugu, em 1995.
Explica o Jardim Zoológico que, durante os primeiros anos de vida, as crias de chimpanzé dependem profundamente da progenitora, que assegura a sua proteção, transporte e amamentação. Esse é um processo que, nesta espécie, pode prolongar-se até aos 4 anos de idade.
Atualmente, os chimpanzés enfrentam graves ameaças à sobrevivência, tal como a caça ilegal para o comércio da sua carne e a destruição contínua do habitat. É por isso que a espécie está classificada como “Em Perigo” na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
O Zoo de Lisboa recorda que, como membro ativo de programas internacionais de reprodução e investigação, desempenha “um papel essencial” na manutenção de populações geneticamente saudáveis e na sensibilização do público para os desafios que os chimpanzés enfrentam na Natureza.
“A chegada desta nova cria torna a quadra natalícia ainda mais especial no Jardim Zoológico, sendo o momento ideal para quem planeia programas familiares durante a interrupção letiva, reforçando o verdadeiro significado desta altura do ano: celebrar a vida”, salienta em nota.
