O jovem australiano que se assustou quando viu chuva pela primeira vez
Archie Barry tem três anos e viveu toda a sua – curta – vida numa propriedade agrícola em Lightning Ridge, noroeste de Nova Gales do Sul, Austrália. Durante todo este tempo, não choveu em Lightning Ridge – há muito que esta região australiana passa por uma seca extrema.
Há semanas, o jovem foi visitar a sua tia em Emerald, 800 quilómetros a norte da sua casa, e viu chover pela primeira vez. O que, na verdade, o assustou, conta a imprensa local. “Agarrou-me e disse: ‘mamã, mamã, mamã’. Estava assustadíssimo com o barulho da chuva a bater no telhado da casa”, explicou Jacinda Barry, a mãe de Archie.
“Não consegui explicar-lhe o que estava a acontecer porque ele ainda é muito pequeno, mas garanti-lhe que tudo estava bem e agarrei-o”, continuou. Desde que Jacinda e Joe Barry compraram a propriedade, em 2012, que não chove. “Isto é um deserto. É desolador”, acrescentou Jacinda.
Devido à seca, os Barry já tiveram de vender 800 ovelhas. “Não chove e não temos dinheiro para alimentar os animais”, explicou a agricultora.
O problema da seca extrema não afecta apenas a Austrália. A região da Califórnia, nos Estados Unidos, está a passar pelo seu quarto ano de seca, enquanto as reservas de água de São Paulo, no Brasil, estão nas últimas. Há muito que o país sul-americano está a racionar água.
[nggallery id=1877 template=greensavers]