Oito impulsos que podem provocar o mau comportamento do seu cão ou gato



Os veterinários estão numa posição única para observar o comportamento dos animais diariamente. De acordo com estes especialistas, muitos dos maus comportamentos dos cães e gatos estão relacionadas com acções dos seus donos. O Huffington Post compilou oito destes gestos que podem influenciar comportamento dos animais de estimação.

Cães sem regras ou agressivos no veterinário

O consultório médico é um local que provoca ansiedade nos cães, mas não há desculpa para as más maneiras. Os cães que correm em círculos pela sala de espera, cheiram armários ou atacam os outros animais e respectivos donos são comportamentos comuns.

Este problema é ainda maior quando os donos trazem mais que um cão mal comportado para o veterinário. Uma solução para os animais mal comportados é esperar fora da sala de espera, indicando aos funcionários que está a aguardar pela sua vez no exterior, evitando perturbar, assim, os outros animais e respectivos donos.

O cumprimento desnecessário na sala de espera

A espera pela consulta com o veterinário não  é a mesma coisa que um passeio no parque. Os animais stressados pela espera podem comportar-se de maneiras estranhas, pelo que permitir o “cumprimento” entre dois cães ou mais pode não ser boa ideia. Normalmente, estas interacções entre animais ou entre humanos e animais acabam bem, mas o melhor é não arriscar.

Hábitos inconsistentes e pouco saudáveis relacionados com as caixas de areia

A maioria dos donos de gatos insiste em trocar as marcas e tipos da areia e das caixas, sem escolher uma de forma permanente. Outro dos problemas relacionados com as caixas de areia é que são poucas, por vezes, para a população de gatos de uma casa, já para não falar da limpeza escassa das caixas.

Trelas retrácteis

Este tipo de trelas é um pesadelo e deve evitá-lo a todo o custo. Além de encorajarem as más maneiras dos cães na rua são também perigosas para os donos dos animais, que podem acabar enrolados nas trelas.

Pequenos cães mal comportados

Apesar de serem pequenos, não significa que os cães de estatura menor não devam passar pelo mesmo processo de treino que um cão de grande porte. A falta de treino sobre as regras básicas de convivência leva a cães anti-sociais que se tornam cada vez mais problemáticos.

Esperar um comportamento perfeito por parte dos gatos

Tem mais que dois ou três gatos? Então fique ciente de que é improvável de que os gatos se dêem todos bem. Apesar de não parecer haver nenhum problema, pode existir tensões entre os gatos, que dão origem a animais stressados. Os gatos são animais territoriais, que não gostam de ser forçados a partilhar espaços, especialmente se forem locais pequenos.

Taças cheias de comida

Muitos donos gostam tanto dos animais que acabam por induzir comportamentos alimentares nos animais pouco saudáveis. Taças de comida cheias, comida por baixo da mesa ou pequenas recompensas são actos que agradam aos animais mas que podem ser prejudiciais para a saúde.

Gatos fora das caixas de transporte

Os gatos que aguardam pela consulta com o veterinário fora da caixa de transporte stressam os cães – e consequentemente os cães stressam os gatos – e podem desencadear comportamentos agressivos.

Foto: janoma.cl / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...