Opinião: como motivar em tempos de austeridade?



É muito fácil motivar os colaboradores quando tudo está bem. O verdadeiro desafio para qualquer líder é saber como motivar as pessoas durante tempos difíceis.

É a adversidade que revela o genuíno líder. Um líder talentoso saberá como motivar os seus colaboradores e realçar o melhor de cada um, por forma a que se resista aos tempos mais difíceis e se maximize a prosperidade futura.

Para isso, é fundamental a aplicação de alguns princípios que podem influenciar de forma significativa o estado de espírito dos colaboradores.

Ser positivo e optimista. O papel do líder é inspirar os seus colaboradores e convencê-los de que são capazes de ultrapassar a adversidade.

Definir objectivos simples de curto prazo. Concentrando-se em metas de curto prazo, permite maior envolvimento dos colaboradores, assim como um fluxo constante de informação.

Estimular a criatividade e a tomada de decisões. Durante a adversidade não pode ter uma equipa que continua a pensar e comportar-se com as mesmas rotinas. Para ultrapassar a crise, é essencial que se comece a fazer coisas de forma diferente.

As soluções para os problemas que a empresa enfrenta podem vir de qualquer colaborador da organização. Isso significa que devemos incentivar a criatividade e a criação de oportunidades.

Envolver…todos. Um plano de comunicação adequado, por forma a que cada colaborador sinta que tem um papel preponderante, estimula o envolvimento com a organização. Durante um período de austeridade, normalmente há uma mudança nos processos de negócios que exige reflexão de todos os envolvidos. Deve por isso envolver-se os colaboradores nos processos e ouvir os seus comentários e opiniões.

Ouvir e aprender. Especialmente em momentos de adversidade, o papel do líder passa também por ouvir e aprender com todos os níveis da hierarquia. O simples facto de que ouve e aprende com os seus colaboradores irá permitir que se sintam valorizados e fazer aumentar a sua motivação.

Todos pretendem alcançar algo, fazer parte do sucesso, por isso o desafio passa por estabelecer compromissos, convencer os colaboradores a arregaçar as mangas. É preciso que todos se dediquem apaixonadamente ao sucesso da organização, independentemente da sua posição hierárquica. Fazê-lo vai seguramente melhorar a comunicação e a sincronização inter-departamental, permitindo uma maior focalização nos objectivos comuns.

Finalmente, é fundamental entender o que verdadeiramente impulsiona os seus colaboradores. Será o dinheiro o único caminho? Certamente que não! A segurança, a estabilidade e a valorização profissional e pessoal, são hoje, mais do que nunca, o essencial.

Américo Mendes, director-geral adjunto Business, Chronopost





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