Os detritos vulcânicos do Monte Sinabung (com FOTOS)



Depois de uma inactividade de 400 anos, o Monte Sinabung, na Indonésia, acordou em 2010, obrigando a evacuar 30.000 pessoas e causando a morte a duas. Este mês, o Sinabung entrou novamente em erupção e forçou a evacuação de centenas de pessoas que vivem nas suas imediações na ilha de Sumatra. Uma erupção também este ano, em Fevereiro, causou a morte de 16 pessoas.

A cerca de 2.460 metros de altitude, o vulcão está em erupção há cerca de uma semana e as autoridades indonésias indicam que as torrentes de lava e piroclastos alcançam já 4,5 km e estão a ameaçar as populações mais próximas. As nuvens de cinza vulcânica alcançam mais de 3 km no céu. A última série de erupções começou a 5 de Outubro, refere o Daily Mail.

O Monte Sinabung é um dos 130 vulcões activos na Indonésia. Tal facto deve-se à localização geográfica do país, no Anel de Fogo do Pacífico, uma região bastante propensa a actividade sísmica e vulcânica.

Embora não seja difícil prever a actividade vulcânica, é difícil manter os agricultores afastados dos sopés das montanhas, que são altamente férteis. Em 2010, a erupção de dois meses de um outro vulcão, o Merapi, matou 324 pessoas.

[nggallery id=1052 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...