Os perigos desconhecidos dos electrodomésticos e aparelhos electrónicos (com VÍDEO)



Quando o pai de Tânia, uma jovem estudante do 9º ano do Bairro Padre Cruz, em Lisboa, tentou colocar a televisão velha no caixote do lixo, perto de casa, a filha não o deixou. “Tive de lhe explicar: isso vai para o Ponto Electrão”, explicou a jovem ao Economia Verde.

O caso de Tânia repete-se todos os dias, um pouco por todo o País, e é nessa educação dos Pais por parte dos filhos que a Amb3E pretende continuar a apostar com o projecto Pow, uma iniciativa de sensibilização de jovens para a importância do encaminhamento dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) através dos Pontos Electrão, permitindo o seu tratamento e reciclagem.

“Vivemos rodeados de electrodomésticos e aparelhos como os computadores, micro-ondas… já não vivemos sem estes equipamentos”, frisou ao Economia Verde a directora de comunicação da Amb3E, Sónia Freire.

Segundo a responsável, existem muitos perigos desconhecidos em abandonar estes equipamentos na rua. “Há muitos perigos para a saúde pública e para o ambiente. São equipamentos que têm componentes perigosos no seu interior, por isso devem entrar no circuito gerido pela Amb3E para serem devidamente desmantelados de acordo com as mais rigorosas normas de segurança ambiental”, explicou a responsável.

O projecto Pow decorre em três fases, tem a duração de um ano escolar e incentiva os jovens e escolas nacionais a participarem num desafio de vídeos que possam funcionar como elementos de mudança comportamental a nível nacional.

A Amb3E tem aumentado o nível de recolha de REEE desde 2006. Só no ano passado forma encaminhadas 29 mil toneladas de resíduos através do Ponto Electrão e centros de recepção.

Veja o episódio 147 do Economia Verde.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...