Ovar recebe a primeira comunidade de energia
A Sustainable Energy Systems (SES), empresa portuguesa de soluções de eficiência energética, e a Santa Casa da Misericórdia acabam de assinar um protocolo para a criação e desenvolvimento de uma Comunidade de Energia, assente na produção de energia verde, proveniente de sistemas fotovoltaicos, num terreno da Santa Casa, em Ovar, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a instalação de 2.100 painéis solares, com uma potência total de 1207,5 kWp, assegurará à Santa Casa da Misericórdia de Ovar a independência da rede em 60%, mas será também uma fonte de energia para cerca de 453 famílias do município. A implementação desta central de energia fotovoltaica “irá evitar a emissão de 840 toneladas de CO2 por ano, o equivalente à plantação de cerca de 5.904 árvores”.
“Esta comunidade de energia é mais um projeto da SES que visa potenciar duas coisas, a geração distribuída de energia limpa e a possibilidade de qualquer membro da comunidade envolvente da Santa Casa da Misericórdia de Ovar poder beneficiar de uma produção de energia renovável, mesmo que não tenha condições financeiras para fazer o investimento ou que não disponha do espaço físico necessário para a instalação dos painéis”, comenta Paulo Silva, administrador da Sustainable Energy Systems (SES).
Álvaro Silva, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ovar refere que “A Santa Casa está atenta aos desafios atuais. O que sofremos financeiramente com o aumento dos custos energéticos nos últimos dois anos, obrigou a tomar decisões. Ficamos satisfeitos com esta parceria com a SES porque vai ter um impacto muito positivo na redução dos custos energéticos da instituição. A componente ambiental é um permanente desafio e por isso este projeto tem essa dupla vantagem, reduzir custos e proteger o ambiente”.
“O lançamento desta comunidade de energia é de enorme importância para o concelho de Ovar e um exemplo para o país. Assistimos atualmente a uma revolução energética assente nos três pilares da sustentabilidade. A fórmula para esta transição é comprometer todos os agentes e executar projetos como este que hoje presenciamos. As comunidades de energia democratizam o acesso à energia contrariando modelos de monopólio, com claros benefícios económicos para os cidadãos. Inserido num projeto a longo prazo da SES, a empresa portuguesa prevê o investimento de trinta e cinco milhões de euros para o desenvolvimento de Comunidades de Energia e soluções de mobilidade elétrica, e ser uma referência no caminho rumo à neutralidade carbónica. Parabéns à SES e à Santa Casa da Misericórdia por serem pioneiros e por ajudar neste objetivo maior que é contribuir para um mundo melhor”, refere Salvador Malheiro Ferreira da Silva, Presidente da Câmara de Ovar.
Esta parceria, formalizada a 16 de novembro, vem reforçar a missão da SES em contribuir para o desenvolvimento sustentável de Portugal.