Para estes peixes a cor-de-laranja parece ser “afrodisíaca”

Os peixes da espécie Poecilia reticulata, também conhecidos como guppy, são nativos das águas doces das Américas central e do sul e muito procurados como peixes ornamentais, devido às cores exuberantes dos machos.
Uma nova investigação científica revela agora que a cor-de-laranja é especialmente atraente para as fêmeas da espécie e que, quanto mais berrante for, mais viril será o macho.
Num artigo publicado na revista ‘Nature Ecology & Evolution’, investigadores da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) revelam que os machos com as cores mais fortes, especialmente a cor-de-laranja, podem ser até duas vezes mais sexualmente ativos do que os seus congéneres de tonalidades menos vivas. Além disso, os machos mais coloridos cortejam as fêmeas mais vezes e durante mais tempo.
A equipa descobriu também que as células responsáveis pela diversidade de cores nos Poecilia reticulata são as mesmas que contribuem para o desenvolvimento dos seus cérebros, pelo que sugerem que existe uma ligação genética entre o aspeto desses peixes e o seu comportamento.
“Anteriormente, pensava-se que talvez os machos percebessem que se fossem mais cor-de-laranja eram mais sexy. Com uma ligação genética, pode ser que sejam mais saudáveis e estejam em melhor forma”, explica, em nota, Judith Mank, uma das principais coautoras do estudo.