De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 2026 é o Ano Internacional do Voluntário para o Desenvolvimento Sustentável, “o que torna ainda mais pertinente a promoção de uma sociedade ativa e participativa. Incentivar o cuidado com o próximo e o envolvimento comunitário é essencial para fortalecer a coesão social e o bem-estar coletivo”.
Neste contexto, a Pedalar Sem Idade Portugal, um movimento sem fins lucrativos que promove passeios ao ar livre para seniores e pessoas com mobilidade reduzida, partilha três ações que contribuem para uma participação social mais significativa.
1 | Aderir a iniciativas locais
O envolvimento com associações, projetos comunitários ou movimentos locais é uma forma próxima e direta de criar impacto positivo, fortalecer relações e reforçar o sentimento de pertença à comunidade, ao mesmo tempo que demonstra valorização e apoio às iniciativas da região.
2 | Fazer voluntariado de forma regular
O voluntariado regular é uma excelente estratégia para evitar o isolamento, melhorar o bem-estar emocional e reforçar a responsabilidade cívica, pelo que dedicar algumas horas por mês a uma causa social promove a qualidade de vida do voluntário e uma sociedade mais empática.
3 | Participar em convívios intergeracionais
O contacto com pessoas de diferentes idades, seja através de visitas, atividades conjuntas ou momentos de conversa, incentiva a inclusão de todos na sociedade, desde as crianças aos idosos, combatendo preconceitos e valorizando a troca de experiências.
“A participação ativa é, sem dúvida, um dos pilares de uma sociedade mais saudável e com foco na entreajuda”, explica Leonor Pedro, Diretora Executiva da Pedalar Sem Idade Portugal. “Ações que podem parecer simples, quando realizadas de forma consistente, têm um profundo impacto positivo, tanto na nossa saúde, como no bem-estar da comunidade em geral”.
A Pedalar Sem Idade Portugal apoia e impulsiona o envolvimento social nas mais diversas áreas para a construção de uma comunidade mais inclusiva, solidária e participativa.
As inscrições para aderir a este movimento estão disponíveis aqui.









