Personalidade influencia a complexidade das canções destas aves



No mundo das aves canoras, canções são entoadas para cortejar o sexo oposto, para defender territórios e até para dar a conhecer personalidades a quem esteja a ouvir.

Agora, uma nova investigação revela que a complexidade dessas canções pode ser influenciada pela própria personalidade dos cantores, especialmente no caso da fadinha-soberba (Malurus cyaneus), uma pequena ave insetívora endémica do sudeste da Austrália, conhecida pela sua cauda ereta, pela plumagem azul dos machos e por ambos os sexos aprenderem canções complexas.

Num artigo publicado esta semana na revista ‘Royal Society Open Science’, quatro investigadores da Universidade de Flinders descobriram que as fadinhas-soberbas mais propensas a explorar novos territórios produzem as canções mais intricadas, com mais elementos.

Ave macho com personalidade mais exploratória, entoando uma canção complexa. Fonte: Diane Colombelli-Négrel

 

Diane Colombelli-Négrel, primeira autora do estudo, explica que tal poderá dever-se ao facto de, devido à sua propensão exploratória, essas aves cruzarem caminho com mais indivíduos, sendo, por isso, capazes de aprender uma maior diversidade de elementos que integram, depois, nas suas partituras.

Por outro lado, aves mais agressivas e territoriais tendem a ter canções mais simples. Contudo, crias também mais agressivas, contrariamente aos adultos com o mesmo temperamento, entoam canções mais complexas.

As canções das fadinhas-soberba mais agressivas têm menos elementos e, por isso, são mais simples. Fonte: Diane Colombelli-Négrel

 

“O nosso estudo suporta a ideia de que tanto machos como fêmeas podem anunciar a sua personalidade quando cantam, o que pode ser importante na altura de escolher um parceiro”, sublinha, em comunicado, a investigadora.

Assim, concluíram que, no caso das fadinhas-soberbas, a complexidade das canções não está relacionada com o sexo ou com a idade, mas sim com a personalidade da ave, que através das suas composições musicais diz aos potenciais parceiros quem é.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...