Plástico feito de plantas: melhor ou pior para o ambiente?



O plástico está na ordem do dia. Cada vez mais pessoas começam a ganhar consciência das consequências terríveis que a sociedade descartável em que vivemos tem para o ambiente e, como tal, para nós.

Uma das soluções pensadas para minimizar o problema que representa o lixo produzido pelos plásticos são os bioplásticos, feitos a partir de material biológico em vez de petróleo. Em teoria, este tipo de plástico seria melhor para o ambiente por ser biodegradável e por libertar apenas o CO2 capturado pela planta em vida. Bem gerido, as plantações usadas para fazer este tipo de plástico iriam capturar CO2, ser transformadas em plástico e libertar esse CO2 de novo, antes de o ciclo recomeçar.

As respostas não são simples, todavia, e os bioplásticos não são necessariamente melhores para o meio ambiente.

 

Plantações para produzir plástico em vez de comida?
Os bioplásticos são qualquer plástico produzido a partir de matéria orgânica em vez de petróleo. Muitas vezes, usam-se plantas como o milho para produzir ácido poliáticos (PLA), material que encontramos em produtos como embalagens. Todavia, há vários problemas associados a esta técnica: estamos a usar terra fértil para produzir plantas que em vez de alimento vão servir para fazer plástico, uso de pesticidas, uso de água. Tudo isto tem impacto no ambiente.

Há depois a questão de o bioplástico não ser biodegradável. Dependendo do tipo de polímero usado, este tem de ser reciclado como o plástico normal feito a partir de petróleo ou enviado para uma central de compostagem – caso contrário, demora tanto tempo quanto o plástico tradicional a degradar-se no meio ambiente. Por seu turno, a compostagem usa calor para degradar as ligações das moléculas do bioplástico (calor esse que tem de ser obtido através do consumo de energia), sem o qual também não há degradação em tempo útil.

 

O que fazer?
A verdade é que não há respostas simples para problemas complexos. Assim, o melhor é mesmo reduzir o consumo de plástico, seja ele bioplástico ou feito a partir de petróleo, e garantir que evita a todo o custo plástico descartável.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...