Plastics Summit Global Event 2025 chega já na próxima semana a Lisboa

O Plastics Summit Global Event (PSGE) regressa já na próxima segunda-feira, dia 6 de outubro, à FIL, em Lisboa, com o mote “Rumo a uma Nova Era de Sustentabilidade Responsável e Holística”, esperando reunir entre 1500 e 1700 participantes, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, este evento global e estratégico, assume-se como um espaço de aceleração da ação climática, promoção da inovação sustentável e reforço da cooperação internacional, reunindo indústria, ciência, decisores políticos, ONG’s, sociedade civil, bem como os media, em torno de uma transição justa e da promoção da economia circular no setor dos plásticos.
Organizado pela APIP – Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos, com o apoio das suas congéneres de Espanha (ANAIP), Brasil (ABIPLAST/ABIEF) e México (ANIPAC A.C.), o evento propõe uma abordagem inovadora e colaborativa. O PSGE recebeu, à data, o alto patrocínio da Presidência da República, do Ministério do Ambiente e Energia e o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. Entre as presenças institucionais de destaque constam: Maria da Graça de Carvalho, Ministra do Ambiente e Energia; Manuel Castro Almeida, Ministro da Economia e da Coesão Territorial; e Armindo Monteiro, Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal.
O evento contará, ainda, com 32 oradores nacionais e internacionais no Palco Principal e 14 especialistas no Palco Sustainable Plastics, dedicado à Agenda Sustainable Plastics do PRR. O Programa é composto por quatro grandes painéis temáticos que promovem uma abordagem prática, interdisciplinar e baseada em evidência científica:
- Painel 1: Indústria Resiliente e Gestão Integrada – Aborda a descarbonização, a transição para uma indústria limpa e resiliente, a regulação ESG e o papel da inteligência artificial na sustentabilidade industrial;
- Painel 2: Caminhos para a Transição – Uma Abordagem Societal – Foca os padrões de consumo, a comunicação ética, o combate ao greenwashing e o papel da ciência na formulação de políticas e comportamentos sustentáveis;
- Painel 3: Manter o Looping – Melhorar a Circularidade – Explora os desafios e oportunidades da economia circular, com destaque para novas legislações, inovação em reciclagem mecânica e química, ecodesign e rastreabilidade;
- Painel 4: Arquitetura Regenerativa de Ecossistemas – Centra-se na regeneração dos sistemas naturais, biodiversidade, proteção dos oceanos e recuperação de solos, apelando a uma mudança coletiva e sistémica.
Mais do que um fórum de debate, o Plastics Summit – Global Event 2025 é uma plataforma de ação concreta, de colaboração estratégica multistakeholder e de construção de soluções para uma indústria mais circular, ética e regenerativa.