Porque é que a Fallopia Japonica é uma planta tão invasiva?



Uma investigação publicada na revista New Phytologist explica por que razão a planta invasora Fallopia Japonica é tão bem sucedida a ultrapassar as plantas nativas.

A Fallopia Japonica (Reynoutria japonica), originária do leste da Ásia e uma espécie vegetal altamente invasora na Europa e na América do Norte, é conhecida por danificar infraestruturas e ecossistemas.

Comparando as caraterísticas de crescimento e reprodução das plantas introduzidas com as das plantas nativas, os investigadores descobriram que as plantas introduzidas tinham adquirido a capacidade de se reproduzir mais rapidamente através da propagação clonal, um método de reprodução assexuada que cria cópias geneticamente idênticas de uma planta. Este poderá ser um dos segredos do sucesso da knotweed japonesa, e este conhecimento ajudará a melhorar os métodos de controlo.

Os métodos do estudo também serão úteis para outros investigadores que procuram identificar respostas evolutivas de plantas introduzidas em novos ambientes.

“A nossa equipa internacional incluiu investigadores de países onde a Fallopia Japonica é nativa (China e Japão) e introduzida (Alemanha e EUA), o que nos permitiu investigar plantas de um grande número de populações desta planta invasora icónica global. Esta é uma abordagem crucial para avaliar as mudanças evolutivas, mas que falta em grande parte por razões práticas”, diz a autora correspondente Christina Richards, PhD, da Universidade do Sul da Flórida.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...