Portugal é o país europeu com automóveis novos mais eficientes e com menores emissões poluentes
Dados divulgados hoje pela Agência Europeia do Ambiente (AEA) indicam que, em contexto europeu, Portugal surge em primeiro lugar quando se fala em eficiência de automóveis novos. Holanda, Dinamarca e Suécia surgem logo depois.
Este indicador de eficiência é analisado através das emissões médias de dióxido de carbono, e é tido como um importante dado para a mitigação das alterações climáticas. Em 2016, as emissões médias de dióxido de carbono em Portugal, no que à frota automóvel diz respeito, passaram de 105,7 g/km para 104,7 g/km, uma melhoria da ordem dos 1%.
Visto que o transporte rodoviário em Portugal é um dos principais sectores responsáveis pela emissão de gases com efeito de estufa (cerca de 23%), a novidade está a ser vista com bons olhos pela associação ambiental Zero. No entanto, a associação alerta que este novo dado tem de ser articulado com medidas de promoção do transporte público e de incentivo a utilização de transportes alternativos, caso das bicicletas.
Para a Zero o “bom posicionamento de Portugal é consequência da compra no nosso país de automóveis mais pequenos e assim também menos pesados cujo valor de compra se adequa mais aos salários no nosso país, mas também pelo peso significativo da componente ambiental no Imposto Sobre Veículos.”
As vendas de veículos eléctricos apenas alimentados a bateria continuam a aumentar, mas a um ritmo mais lento do que nos anos anteriores (um aumento de 13%). Já no que respeita às vendas de veículos híbridos eléctricos e plug-in houve um recuo de 1,2% para 1,1% do total das vendas, em grande parte devido ao recuo nos incentivos a este tipo de automóveis.
De acordo com os dados provisórios publicados, a eficiência energética dos veículos novos vendidos na União Europeia (UE) continuou a melhorar no ano passado, mas a um ritmo mais lento. De facto, a redução de 1,4 gramas de dióxido de carbono (CO2) por quilómetro (km) em relação a 2015 constitui a menor melhoria anual registada na última década.
As emissões médias de CO2 de um carro novo vendido em 2016 foram 118,1 g CO2/km. Isto representa uma diminuição de 1,4 g CO2 / km (1,2%), em comparação com o ano anterior, de acordo com dados provisórios. Esta redução é a menor melhoria anual registada desde 2006 para os veículos novos vendidos na UE.
A ZERO considera que são necessárias melhorias anuais significativas na eficiência dos veículos em cada um dos próximos cinco anos, a fim de atingir a o objectivo europeu de 95 g de CO2/km até 2021 e que o progresso tem assim de ser mais acentuado.
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