Primeiro parque natural internacional da Europa partilhado por Portugal e Espanha



Foi ontem publicado, em Diário da República, o decreto da aprovação do acordo de cooperação entre Portugal e Espanha, relativo à constituição do Parque Internacional Tejo Tajo, assinado há um ano na cimeira ibérica que decorreu no Porto.

Este é o primeiro parque natural internacional da Europa, estando dividido entre a Beira Interior e Alto Alentejo, em Portugal, e o município de Cáceres, em Espanha. “[Este projecto] contribui para o desenvolvimento social e económico de ambas as comarcas e [desenha] estratégias de cooperação territorial que valorizem os recursos naturais, culturais e históricos ligados à zona fronteirição do Tajo-Tejo, partilhado entre Espanha e Portugal”, explicou o presidente da Diputación de Cáceres, Laureano León.

O objectivo desta iniciativa, de resto, passa por dar a conhecer um pouco mais do destino Tajo Internacional em Portugal, o principal emissor de turismo daquela zona, e incitar a que seja incluído em futuros circuitos, catálogos turísticos e publicações portuguesas.

Liderado pela Diputación de Cáceres, o Tajo Internacional é um projecto de cooperação transfronteiriça de Portugal e Espanha. Os responsáveis pelo projecto querem também candidatar este parque a reserva mundial da biosfera da UNESCO.

O Parque está situado a sudoeste da província de Cáceres, onde o rio identifica o Parque Natural Tajo-Internacional. Trata-se de um espaço de 25.000 hectares, com um ecossistema marcado pelo clima e pelas águas do rio, proporcionando imagens variadas: surpreendentes rochedos e escarpas, refúgio de espécies como a cegonha negra, o abutre-do-Egipto o a águia-real, ou terrenos mais planos, dominados por azinheiras.

A acção do Homem também modelou este espaço, com a construção de monumentos e obras como a Ponte Romana de Alcântara. A paisagem tem também abundantes restos megalíticos e exemplos de diversas culturas, como a romana, a visigoda e a judeia.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...