LIPOR lança nova campanha para incentivar a reciclagem de vidro

A LIPOR apresenta a sua mais recente campanha de comunicação e sensibilização com o mote “Reciclar é Dar + e receber futuro”. A iniciativa, realizada com o apoio da Sociedade Ponto Verde, tem como objetivo aumentar as taxas de reciclagem de vidro através de uma estratégia de comunicação digital e de ações de proximidade junto do canal HORECA (hotelaria, restauração e cafés), foi divulgado em comunicado.
Um desafio nacional
Segundo a mesma fonte, Portugal enfrenta atualmente um desafio: cumprir as metas de reciclagem definidas pela União Europeia. Em 2024, a taxa de reciclagem de vidro fixou-se nos 50,4%, bem abaixo dos 70% exigidos até 2025. O setor HORECA assume, neste contexto, um papel determinante, dada a elevada quantidade de embalagens de vidro que gera diariamente.
Uma abordagem 360º
A campanha da LIPOR aposta numa comunicação integrada, que alia a força do digital à proximidade das ações no terreno.
No ambiente digital, pretende-se sensibilizar cidadãos e profissionais do canal HORECA para a importância de adotar o “Estilo de Vida LIPOR”, onde a reciclagem se transforma num gesto natural, diário e consciente. A mensagem central — “Reciclar é dar + e receber futuro” — reforça a ideia de que a reciclagem é uma troca positiva: o esforço de hoje garante um futuro mais sustentável.
No terreno, equipas da LIPOR e dos seus Municípios associados realizarão ações de sensibilização porta-a-porta em Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. O objetivo é formar e apoiar os estabelecimentos do setor HORECA, disponibilizando equipamentos, esclarecendo dúvidas e promovendo boas práticas adaptadas à realidade do setor.
Compromisso com a comunidade
Com esta iniciativa, a LIPOR e os seus Municípios reafirmam o seu compromisso em envolver cidadãos, empresas, autarquias e técnicos na construção de um futuro mais sustentável. Pequenos gestos individuais, quando multiplicados pela comunidade, geram um impacto coletivo significativo e aproximam Portugal das metas europeias.
Com a nova campanha, a LIPOR reforça a promoção da economia circular, provando que, ao “dar mais” pela reciclagem, todos “recebemos futuro”.