Redescoberta em Cabo Verde espécie de gafanhoto que se pensava extinta há mais de 40 anos



O gafanhoto da espécie Eyprepocprifas insularis é endémico da Ilha de São Nicolau, em Cabo Verde. Foi pela primeira vez encontrado em outubro de 1980 por um grupo de investigadores de França liderado por Michel Lecoq.

Apesar de essa equipa ter esquadrinhado o arquipélago entre 1979 e 1982, apenas um exemplar dessa espécie foi encontrado, um macho. Por isso, foi declarada como extinta em 1996, estatuto que foi reconfirmado em 2005. Contudo, a espécie voltou a ser encontrada.

Durante uma expedição à Ilha de São Nicolau em janeiro de 2023, os investigadores Rob Felix e Annelies Jacobs detetaram este gafanhoto raro em vários locais do Parque Natural de Monte Gordo, na mesma ilha cabo-verdiana onde, há mais de quatro décadas, fora descoberto.

Macho de Eyprepocprifas insularis.
Foto: Rob Felix.

Não se tratou de algo intencional, mas sim de um daqueles momentos furtuitos que, tantas vezes, propiciam descobertas (ou redescobertas) científicas espantosas. Felix e Jacobs estavam em São Nicolau de férias e procuravam aves, embora tivessem esperança de poder cruzar o caminho desse inseto.

De acordo com os investigadores, que divulgaram a descoberta num artigo publicado na revista ‘Journal of Orthoptera Research’, o E. insularis é um “fóssil vivo”, pois não terá evoluído significativamente ao longo dos últimos milhões de anos. Além disso, o facto de continuar vivo após 40 anos sem quaisquer registos da sua sobrevivência, demonstra uma grande resiliência face ao clima das ilhas cabo-verdianas e à pressão de espécies invasoras sopradas de África por ventos fortes.

Apesar das boas notícias, a dupla de cientistas considera que é preciso implementar medidas de proteção da espécie, uma vez que está restrita a uma área estimada máxima de 32 quilómetros quadrados. Assim, propõem que lhe seja atribuído o estatuto de espécie vulnerável à extinção, no âmbito das categorias da União Internacional para a Conservação da Natureza.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...