REN Atinge Melhor Resultado de Sempre no Ranking de Sustentabilidade da S&P



A REN – Redes Energéticas Nacionais atingiu uma pontuação de 77 pontos no índice S&P Global CSA (Avaliação de Sustentabilidade Empresarial), o melhor resultado de sempre da empresa desde que integra o ranking, em 2016, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, em nove anos, a REN mais do que duplicou a sua pontuação, passando de 38 pontos em 2016 para 77 pontos em 2025. As políticas de transparência e qualidade na comunicação das práticas de sustentabilidade da REN também foram distinguidas pelo ESG Transparency Award, onde obteve uma pontuação de 93%, atingindo o estatuto de Excelência e sendo reconhecida como Empresa Líder.

O desempenho ESG da REN tem vindo a ser reconhecido pelos principais ratings de sustentabilidade internacionais. As avaliações feitas pela S&P Global, pelo Carbon Disclosure Project, pela Morgan Stanley, ISS ESG ou Sustainalytics têm sido revistas em alta nos últimos anos, confirmando o contínuo desenvolvimento da empresa em áreas como a sustentabilidade, transição energética e alterações climáticas, gestão do capital natural, valorização dos colaboradores, criação de valor para as partes interessadas e governação responsável. A atuação da REN levou mesmo o Finantial Times a selecioná-la em 2025 como uma das Europe’s Climate Leaders.

Esta evolução nos rankings é a prova do compromisso estratégico da REN com as melhores práticas ambientais, sociais e de governance (ESG), reforçado uma vez mais no Plano Estratégico 2024-2027, onde a REN aumentou o foco no compromisso com a sustentabilidade, nomeadamente através do aumento das metas ESG, contribuindo para a transição energética enquanto mantém um crescimento sustentável. Entre os principais objetivos, estão a redução das emissões de âmbito 1 e 2 em 60% até 2030, a redução das emissões de âmbito 3 em 30% até 2030 (face a 2021) e a neutralidade carbónica até 2040.

A REN tem ainda como meta ter 1/3 de mulheres em cargos de direção até 2030, aumentar o investimento nas competências dos colaboradores (100% dos colaboradores com formação em ESG até 2030), maior apoio às comunidades, 100% de obrigações verdes até 2030 e a manutenção e melhoria do uso dos critérios ESG como principal métrica de desempenho em toda a empresa.






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