República Dominicana aposta em renováveis e quer Portugal como parceiro comercial



A República Dominicana está apostar nas energias renováveis e quer ter Portugal como parceiro de desenvolvimento pois “tem feito grandes progressos em termos de tecnologia”, abrindo caminho para empresas portuguesas se instalarem no país.

Em declarações à Lusa à margem do 1.º Encontro de Comércio e Investimento República Dominicana – Portugal, em Lisboa, a diretora executiva do Centro de Exportação e Investimento da República Dominicana, Biviana Riveiro, disse que “o horizonte estratégico para o crescimento entre ambos os países não é apenas aumentar o comércio conhecido, mas também toda a área de serviços, desenvolvimento de produtos e facilitação de serviços”.

“Precisamos de ampliar as nossas alianças comerciais com países amigos para poder suprir toda a procura e continuar a desenvolver a infraestrutura tecnológica, a infraestrutura imobiliária, a infraestrutura de serviços”, área em que a economia portuguesa já tem força, afirmou a responsável dominicana.

Riveiro considera que há “muitas possibilidades de cooperação e parceria com Portugal”, que se destacou no “desenvolvimento tecnológico e na criação de um grande sistema de ‘startups’”.

“Acho que não só compartilhamos o Atlântico, mas ambos temos uma localização estratégica, temos uma base produtiva complementar e, no caso de Portugal, que tem feito grandes progressos em termos de tecnologia, com um setor de serviços muito forte, pode também beneficiar da instalação de empresas que podem expandir as suas operações internacionais para o nosso país”, reiterou Biviana Riveiro.

De acordo com a diretora executiva dominicana, em matéria de energia, o país passou de investimentos na ordem dos 200 milhões de dólares (171,96 milhões de euros) em 2014, para atualmente atingir números que “ultrapassam os 1.200 milhões de dólares (1.031,77 milhões de euros) em projetos de energia renovável”.

“O grande desafio para o nosso país é continuar a aproveitar o sol e o vento, ou seja, o nosso foco são os projetos de energia e, com as últimas inovações na nossa legislação, tivemos a possibilidade de integrar projetos que incluem a questão do armazenamento para que possamos fazer uso total da energia”, afirmou.

Segundo Riveiro, a República Dominicana atingiu a meta de 25% de produção de energia renovável e até 2030 pretende que 30% de toda a matriz enérgica do país seja renovável.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...