Reutilização chegou aos foguetões
Até agora, os foguetões eram descartados após uma viagem ao espaço. No entanto, uma inovação da Blue Origin vai permitir reutilizá-los e fazer com que as viagens ao espaço se tornem muito mais baratas.
Segundo a CNN, a Blue Origin lançou um foguetão espacial esta segunda-feira, viajando 100 quilómetros no espaço sideral e regressando à Terra na posição vertical e completamente ileso.
“A reutilização total vai mudar tudo e nós estamos ansiosos para abastecer e voltar a voar”, explicou à CNN Jeff Bezos, fundador da Amazon e que criou a Blue Origin há 15 anos, com o objectivo de levar turistas ao espaço.
De acordo com o responsável, este lançamento decorreu exactamente como planeado. Na viagem de regresso, os motores do aparelho ligaram novamente, fazendo com que nos últimos 30 metros este viajasse a uma velocidade de cerca de sete quilómetros por hora e permitindo que aterrasse de maneira segura. A cápsula no cimo do foguetão, pensada para no futuro levar turistas espaciais, regressou à Terra de pára-quedas.
Esta técnica para a reutilização de foguetes espaciais está também a ser testada pela SpaceX, empresa do presidente executivo da Tesla, Elon Musk. Nos testes da SpaceX, alguns foguetões também aterraram intactos na posição vertical, mas nunca chegaram a sair da atmosfera. Já os testes em que o foguetão saiu da atmosfera nunca tiveram sucesso.