Savills conclui venda de 870 hectares de floresta sustentável em Portugal

As equipas de Rural da Savills Internacional e da Savills Portugal, em representação da DS Smith, concluíram a venda de 870 hectares de floresta sustentável em Portugal certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council).

Green Savers Redação

As equipas de Rural da Savills Internacional e da Savills Portugal, em representação da DS Smith, concluíram a venda de 870 hectares de floresta sustentável em Portugal certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council). Divididos entre as regiões de Bragança e do Alentejo os terrenos incluem um mix de plantações de pinheiro-manso, sobreiro e eucalipto de rotação média, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o comprador da propriedade Vale de Mouro (709 ha) é a Antarr, uma empresa portuguesa de preservação florestal focada no investimento em propriedades produtivas e biodiversas, que considera esta aquisição um marco importante no seu portefólio. A restante área foi adquirida por uma empresa madeireira.

Esta transação marca a primeira parte de uma iniciativa florestal transfronteiriça histórica, que apresenta um total de 2.685 hectares de florestas geridas de forma sustentável em Portugal e Espanha. As florestas colocadas à venda pela DS Smith representam uma rara combinação de gestão ambiental e silvicultura comercial, concebidas para satisfazer critérios ecológicos e de investimento num mercado em constante evolução de capital natural e esforços de preservação florestal.

Gerido conjuntamente pelos Departamentos de Rural da Savills Portugal, Espanha e Reino Unido, o processo representa uma das vendas florestais coordenadas mais significativas da região, reunindo a preservação ambiental e o potencial económico sob uma visão comum.

Matthew Stone, Group Property Director da DS Smith, afirma: “Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Antarr que, como novos proprietários das nossas florestas portuguesas, demonstrou o seu compromisso com o investimento ético contínuo e a longo prazo. Estamos ansiosos por encontrar um investidor de alto nível semelhante para as nossas florestas em Espanha.”

Bruno Amaro, Rural Business Developer da Savills Portugal, comenta: “Esta transação é um passo decisivo no mercado português de investimento florestal. Ilustra o crescente interesse pelas florestas não só como ativos madeireiros, mas também como veículos para o valor ambiental e financeiro a longo prazo. O sucesso da venda em Portugal destaca a forma como os investidores institucionais e com foco no impacto estão a abraçar o setor florestal e destaca a força da colaboração entre as nossas equipas a nível internacional. Temos muito orgulho em contribuir para a preservação e gestão sustentável da floresta portuguesa, ajudando a construir um legado duradouro para as gerações futuras.”

Jonny Griffiths, Head of International Land da Savills, acrescenta: “Temos muito orgulho em assessorar a DS Smith na venda das suas florestas portuguesas. A colaboração perfeita entre a nossa equipa de International Land do Reino Unido e a equipa de rural em Portugal foi fundamental para o sucesso desta transação”.

 

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.