SDR Portugal e AHRESP assinam protocolo de colaboração para desenvolver SDR de embalagens de bebidas não reutilizáveis em Portugal no canal HORECA



O SDR Portugal, candidato à gestão do futuro Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) das embalagens de bebidas não reutilizáveis a criar em Portugal, e a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, assinaram um protocolo de colaboração para o desenvolvimento e implementação de um SDR eficaz e eficiente no contexto do canal HORECA, informaram em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o objetivo do SDR é “aumentar o número de embalagens recolhidas e recicladas, reduzindo o seu impacto no ambiente e contribuindo para o cumprimento das metas com que Portugal está comprometido”.

O protocolo pressupõe uma “estreita colaboração entre a AHRESP e o SDR Portugal com vista à implementação de um sistema que facilite a participação de todos os consumidores, de acordo com o modelo proposto e considerando os estudos efetuados pelo SDR Portugal e o enquadramento regulatório que venha a ser definido pela legislação”, explica o comunicado.

A mesma fonte acrescenta que a SDR Portugal e a AHRESP “assumem o compromisso de colaborar no desenvolvimento de soluções eficazes para a recolha de embalagens de uso único e de devolução de valores de depósito no contexto do canal HORECA”. As entidades também vão colaborar na realização de ações de formação e divulgação junto dos associados da AHRESP, assim como na participação em eventos, estudos e grupos de trabalho que venham a ser identificados como oportunos para um melhor conhecimento, funcionamento e avaliação do SDR proposto.

O mercado português de bebidas no canal HORECA é formado por cerca de 80.000 estabelecimentos e estima-se que nele sejam comercializadas 1,2 mil milhões de bebidas. A solução proposta pelo SDR Portugal pressupõe a recolha da totalidade das embalagens de uso único de todos estes estabelecimentos, aos quais acrescem cerca de 10.000 do comércio tradicional. O SDR Portugal prevê ainda implementar em todo o território nacional e em 2.600 grandes superfícies de retalho um total de 3.600 máquinas de recolha, equipamento de retoma com tecnologia integrada que permite a aceitação de embalagens usadas.

Leonardo Mathias, presidente do SDR Portugal, destaca que “o protocolo assinado entre o SDR Portugal e a AHRESP demonstra a robustez da solução proposta e a sua adequação às necessidades de recolha de embalagens de bebidas de uso único em Portugal”. “Além dos equipamentos a instalar no setor do retalho, o SDR Portugal pretende assegurar também a recolha destas embalagens no canal HORECA, muito significativo para a obtenção dos resultados a obter com o futuro SDR. A relação agora estabelecida com a AHRESP é mais uma evidência de que a solução que preconizamos para o futuro sistema de depósito e reembolso a instituir no nosso país, complementar ao sistema existente, possui a segurança para contribuir de forma significativa para que Portugal atinja as metas com que está comprometido”, acrescenta o presidente do SDR Portugal.

Já Carlos Moura, presidente da AHRESP, ressalva a importância deste protocolo que vai ao encontro da estratégia de sustentabilidade que a AHRESP tem imprimido ao setor e às empresas suas associadas. De acordo com o presidente da AHRESP “é crucial que o SDR tenha em consideração os constrangimentos das empresas na sua operação diária, sobretudo a falta de espaço de armazenagem, a logística associada ao processo de devolução destas embalagens e a cobrança de um valor de depósito ao consumidor.” Carlos Moura considera que “é preciso facilitar o trabalho às empresas, se queremos que estas se empenhem em todo este processo que se pretende que seja verdadeiramente eficaz e com o menor impacto possível para as empresas”.

 





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