Se os humanos fossem extintos, que espécies dominariam o planeta?



Certamente já se perguntou que espécies do nosso planeta dominariam se todos os humanos fossem extintos. A resposta pode ser surpreendente para muitos.

Para tentar responder a esta curiosa pergunta, a revista online The Conversation publicou as suas próprias conclusões. Para esta análise excluíram as plantas e apenas se concentraram em espécies animais.

Ao contrário do que sugere a ficção científica, se não existirem humanos, também não existirão macacos. A teoria sustenta que se os humanos se tornarem uma espécie em extinção, os grandes símios que partilham uma grande percentagem do seu genoma connosco logicamente também desapareceriam.

A recente pandemia provocada pelo coronavírus reavivou em muita gente medos e pensamentos relacionados com a extinção dos seres humanos. Caso tal aconteça, as probabilidades de acabar também com as espécies que são geneticamente parecidas connosco são bastante elevadas.

A outra hipótese seria que, se os parentes mais próximos do ser humano não sobrevivessem, outro mamífero poderia desenvolver uma inteligência superior. Isso permitiria à espécie manter a sua presença na Terra e dominar o mundo. No entanto, os cientistas concordam que este cenário é improvável. Atualmente nenhuma espécie tem as habilidades dos humanos e os especialistas não acreditam que essa situação vá mudar nos próximos milhares de anos.

Então, que espécies podiam dominar o planeta?

A Terra já passou por cinco episódios de extinções em massa. Segundo os investigadores, um sexto já está a caminho. Após cada extinção houve uma diversificação da vida. Surgiram espécies muito interessantes, com poucas semelhanças com os seus ancestrais extintos. Espécies que dominariam uma Terra sem humanos.

Os répteis que viveram há 250 milhões de anos são considerados os ancestrais dos dinossauros. E também das aves atuais. Essa realidade torna a previsão de quais espécies serão predominantes se os humanos desaparecerem, na melhor das hipóteses, bastante difícil. Mas podem ser os insetos a tomar o controlo.

As formigas são consideradas entre as mais invasivas do planeta. E existem muitos milhares de milhões destes pequenos seres. Além disso, elas vivem em quase qualquer canto do planeta. Na verdade, já conseguiram dominar muitos ecossistemas.

Mas há muitos outros insetos que poderiam fazê-lo. Por exemplo, as baratas têm um grande poder de adaptação, moscas e mosquitos também…

Na verdade, estas espécies poderiam dominar uma Terra sem humanos, mas a este ritmo, provavelmente, destruiremos o planeta antes de lhes dar uma hipótese.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.