Sensibilização ambiental: centenas de crianças aprenderam sobre o valor da água em Setúbal

“Vamos poupar água”, “Devemos fechar a água para lavar os dentes”, “Não devemos encher a banheira com água” e “Devemos abrir a torneira para encher o copo de água e depois fechar a torneira” foram algumas das mensagens inspiradoras deixadas pelas centenas de crianças que passaram pelo Parque do Bonfim na tarde de sábado, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, num ambiente descontraído e preenchido com o entusiamo dos mais pequenos, os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) promoveram horas de diversão com um objetivo pedagógico bem definido: que todos aprendessem, a brincar claro, sobre a importância fundamental dos recursos hídricos.
Entre correrias, mexer na terra, perguntas curiosas, folhear os muitos livros disponíveis sobre o tema, beber água aromatizada preparada com Água 100% Setúbal, todos tiveram oportunidade de ficar a saber mais sobre a água e a necessidade da sua preservação. E aceitaram o compromisso com os SMS de repensar a utilização que fazem da água quando regressassem a casa no final da tarde.
Em parceria com a associação K-Evolution, houve também espaço para uma exposição fotográfica sobre o Património da Água de Setúbal e do Estuário do Sado, mostra de produtos feitos com baixa pegada hídrica, exibição de filmes, simulação de modelos de retenção de água e jogos para aprender mais sobre como reduzir o consumo de água.
“Cada gota conta para salvar o nosso planeta” foi o mote das diversas iniciativas que invadiram o grande jardim central de Setúbal. Seja a água que sai da torneira, as águas da chuva ou a água dos rios e oceanos, o essencial é que as futuras gerações de cidadãos estejam sensibilizadas para proteger a água disponível, já tão escassa atualmente. O acesso à água potável é um direito humano fundamental, reconhecido pela Organização das Nações Unidas, essencial para a saúde e qualidade de vida.
O Dia Mundial da Água, determinado pela ONU, é assinalado internacionalmente no dia 22 de março e é uma chamada de atenção para alertar para temas relacionados com a água e que são fundamentais considerar, como a sua conservação e gestão sustentável.