Será este o sistema solar mais eficiente do mundo? (com FOTOS)
No que toca à energia solar, a eficiência é a chave para o sucesso. E um novo projecto solar que está a nascer no deserto do Kalahari, em África, pode vir a tornar-se no sistema mais eficiente deste tipo de energia.
A empresa sueca Ripasso está a tirar partido do intenso sol que banha aquele deserto para testar o seu sistema concentrador solar em pequena escala, que combina tecnologia militar com uma ideia de um engenheiro escocês que viveu no século XIX. De acordo com os resultados dos testes preliminares, a eficiência do sistema é de 34%, o dobro de qualquer sistema solar tradicional.
Segundo escreve o Inhabitat, este é o único sistema concentrador solar construído em pequena escala e os seus mentores esperam que possa vir a tornar-se num dos maiores competidores do mercado global da energia renovável. O sistema utiliza pratos gigantes rotativos de 93 metros quadrados que giram e seguem o sol, adaptando-se constantemente para captarem o máximo possível de raios solares. Os testes revelaram também que o sistema permitirá a redução da emissão de 81 toneladas de dióxido de carbono por ano.
O projecto foi desenvolvido com base no motor Stirling, desenvolvido pelo engenheiro escocês Robert Stirling em 1826, como alternativa ao motor a vapor de água.
[nggallery id=1829 template=greensavers]