Setor Agroflorestal nacional vai debater a temática das alterações climáticas

As alterações climáticas constituem uma realidade e uma prioridade de todos, face aos seus impactos presentes e futuros sobre os ecossistemas, a economia e a sociedade. Vários estudos efectuados indicam que Portugal e a região mediterrânica se encontram entre as zonas europeias com maior exposição e vulnerabilidade aos impactes das alterações climáticas. O aumento das temperaturas, as mudanças nos padrões de precipitação, e a maior frequência, persistência e intensidade de eventos extremos, conduzem a um aumento dos riscos e da vulnerabilidade dos sistemas de produção agrícola e florestal.

Como tal, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) desafiou o Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal (CNCACSA), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para apresentar um projeto nacional, transversal a diversas culturas e regiões, que mobilize e una todo o setor agroflorestal português em torno das alterações climáticas: o “Ação Climática – Avaliação, Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas no Sector Agroflorestal”.

Foram convidadas a aderir ao mesmo 45 entidades, entre as quais Instituições do meio Científico-Académico, Organizações de Agricultores e de Produtores Florestais e os principais Organismos da Administração Central do Estado.

No âmbito desta iniciativa, terá lugar no próximo dia 27 de julho, no auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, no Campus de Campolide, a Conferência “Alterações Climáticas: que desafios para o sector Agroflorestal nos próximos anos?”. O evento vai reunir alguns dos principais especialistas nacionais em alterações climáticas, e debater quais são os desafios a enfrentar nos próximos anos.

Durante a Conferência, será ainda assinado um Protocolo de Entendimento entre todas as entidades que aceitaram participar no projeto.

Consulte aqui o programa:

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...