Seul vai instalar pontos de carregamento hidroeléctricos para smartphones
A capital mundial dos smartphones encontrou uma maneira inovadora e amiga do ambiente para carregar os milhões de telemóveis e outros dispositivos móveis existentes na cidade. Desta forma, Seul, na Coreia do Sul, vai instalar cinco estações de carregamento que são ser alimentadas por três mini turbinas eléctricas, gerando energia a partir do rio artificial de Cheonggyecheon, que atravessa a capital coreana.
O desenvolvimento e instalação dos pontos de carregamento está a cargo de uma start-up, a Enomad, que indica que as estações vão conseguir carregar um smartphone entre duas a três horas e um tablet entre três e quatro horas com a energia produzida pelas turbinas, que deverão gerar entre 15 a 20 watts.
Caso o projecto-piloto de três meses tenha sucesso, as estações de carregamento podem ser expandidas e instaladas ao longo dos 10,8 quilómetros do rio, refere o Inhabitat.
A Coreia do Sul é uma das nações mundiais mais tecnológicas. Mais de 70% dos 50 milhões de habitantes do país têm pelo menos um smartphone, o que representa a maior taxa de penetração mundial. Este tipo de equipamentos é tão popular que o Governo lançou uma campanha para combater o vício dos smartphones. O país tem ainda a banda larga mais rápida do mundo e planeia aumentar a rede nacional para a internet 5G já em 2018, com os testes a decorrerem durante os Jogos Olímpicos de Inverno.