Sintra conclui requalificação do espaço envolvente ao antigo Mercado de Fanares



O Município de Sintra inaugurou, no dia em que se assinalaram os 50 anos da Revolução dos Cravos, as obras de requalificação do espaço envolvente ao antigo Mercado de Fanares, disponibilizando à população desta zona central de Algueirão-Mem Martins uma área renovada que, em breve, vai contar mesmo com um café/esplanada (que se encontra em fase de hasta pública), foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, para trás ficam os trabalhos de requalificação, que representaram um investimento global de 2 milhões e 344 mil euros, com a intervenção a cargo dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), na área do abastecimento de água, saneamento e resíduos urbanos, a ascender a 436 mil euros.

Numa área com uma extensão de mais de 27 mil metros quadrados, os SMAS de Sintra procederam à remodelação das redes de abastecimento de água (com instalação de tubagem em PVC e Ferro Fundido Dúctil de diâmetro 110, 200 e 250 mm e substituição dos ramais domiciliários) e de drenagem de águas residuais domésticas (com recurso a coletores de DN de 250 mm), para além da instalação de nova contentorização de recolha de resíduos urbanos.

Neste caso, foram instalados novos equipamentos na Alameda Afonso de Albuquerque e na ligação da Rua Cima de Fanares com a Alameda Afonso de Albuquerque e, ainda, na Praceta de Goa.

Constituindo uma empreitada conjunta da Câmara Municipal e dos SMAS de Sintra, os trabalhos abrangeram a Alameda Afonso de Albuquerque, a Rua da Índia Portuguesa e as pracetas de Goa, de Panjim, de Damão e Nau São Rafael, numa zona urbana marcada ainda pela proximidade ao projeto de requalificação da ribeira da Laje (avenidas da Bela Vista e Capitães de Abril).

O projeto incluiu a criação de uma praça central, englobando as pracetas de Goa, de Panjim e de Damão, beneficiando da demolição, concretizada em maio de 2020, do antigo Mercado de Fanares.

A nova praça vai dispor de um café/esplanada no local do antigo mercado, cujo funcionamento está dependente de hasta pública, contemplando ainda a criação de locais vocacionados para a realização de diversos eventos, como mercados e feiras temáticas (velharias, artesanato, sazonais, gastronomia regional…), além da remodelação total do parque infantil com a criação de uma nova zona lúdica.

Esta nova centralidade em Mem Martins favorece a ligação pedonal entre o novo estacionamento da Praceta Nau São Rafael e a estação de comboios, com cerca de 450 metros de extensão. A intervenção contemplou igualmente a ligação ao Parque Linear da Ribeira da Laje, aberto ao público em 2019, e que permitiu a ligação entre Mem Martins e Rio de Mouro, numa área total de intervenção de 13,5 hectares.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...