SMAS de Sintra instalam 140 novos contentores em Casal da Barota/Massamá Norte



Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão arrancar com a instalação de nova contentorização enterrada no Casal da Barota, na também denominada Urbanização Massamá Norte.

Segundo a mesma fonte, a intervenção nesta área do território da União das Freguesias de Queluz e Belas, no limite com Massamá e Monte Abraão, contempla 140 equipamentos de diferentes valências (indiferenciados, plástico/metal, papel/cartão e vidro), divididos por cerca de 30 pontos de deposição, num investimento global na ordem dos 462 mil euros.

O anúncio foi feito pelo diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, na passada sexta-feira, por ocasião da visita de trabalho (Presidência Aberta) realizada pelo presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, à União das Freguesias de Queluz e Belas.

Os primeiros contentores enterrados vão ser instalados na Rua Dona Brites, em articulação com uma intervenção da Câmara Municipal de Sintra, que se iniciou em meados de agosto, de reperfilamento do arruamento, numa área de intervenção da ordem dos 9800 metros quadrados. Os trabalhos “vão dotar aquela artéria de mais 34 lugares de estacionamento, no total de 75, sendo melhorados ainda os percursos pedonais e efetuada a fresagem e a pavimentação da via rodoviária”, explica o comunicado.

A mesma fonte adianta que as obras vão decorrer em três fases no sentido de minimizar os incómodos para os moradores e inserem-se no âmbito da empreitada do Programa de Recuperação das Vias Rodoviárias, que corresponde a um investimento em Queluz e Belas de 534 mil euros, e tem como objetivo a melhoria das condições de segurança e conforto na circulação, tanto pedonal como automóvel.

Aproveitando a realização desta intervenção da autarquia, os SMAS de Sintra vão proceder à instalação dos dois primeiros pontos de deposição no Casal da Barota, num total de 10 contentores, incluindo as diferentes valência da recolha seletiva (plástico/metal, papel/cartão e vidro), para além dos resíduos indiferenciados. Estes novos equipamentos “traduzem-se num aumento muito significativo da capacidade de deposição, na melhoria da acessibilidade e da higiene e, por isso, valorizam o ambiente”.

Após a Rua Dona Brites, a substituição da contentorização de superfície, com instalação de 140 equipamentos enterrados, vai prosseguir naquela urbanização, dando sequência ao programa de melhoria do sistema de recolha de resíduos urbanos, que está a ser implementado um pouco por todo o concelho. Nas imediações do Casal da Barota, mas no território da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, já foram instalados novos equipamentos na Avenida José Régio e na Rua Direita de Massamá, assim como na zona envolvente do Centro Lúdico de Massamá, conclui a nota.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...