SMAS de Sintra promovem campanha porta a porta de adesão aos biorresíduos, em Casal de Cambra
Para potenciar o número de adesões ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a promover uma campanha de divulgação e adesão, porta a porta, na freguesia de Casal de Cambra. A campanha pretende envolver os 12.700 habitantes de Casal de Cambra, num total de 5.736 fogos, e contempla, ainda, ações de sensibilização nos estabelecimentos de ensino, sublinha o SMAS de Sintra em comunicado.
Segundo a mesma fonte, um ano após o alargamento a todo o concelho de Sintra, que ocorreu a 1 de outubro de 2022, o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos continua “em velocidade de cruzeiro” e, no setor doméstico, conta já com cerca de 45 mil pessoas a contribuírem para um melhor ambiente, através da separação de restos alimentares (biorresíduos) e o seu encaminhamento para valorização no sentido da produção de composto para fertilização de solos agrícolas ou produção de energia.
“Consciente da importância de ações de proximidade junto da população, que se tem caracterizado pela participação em diversos eventos municipais e das juntas de freguesia, os SMAS de Sintra apostaram em desenvolver em Casal de Cambra uma campanha de divulgação e adesão, até ao final do ano, com contacto porta a porta, associada a iniciativas de sensibilização e animação, com recurso a uma mascote (uma fatia de melancia), nos estabelecimentos de ensino. A campanha contempla, ainda, contactos com restaurantes e estabelecimentos similares (Canal Horeca) e grandes produtores de restos alimentares”, explica a nota.
O contacto porta a porta, acrescenta a mesma fonte, é realizado em horários compatíveis com o da população ativa, ao final do dia, durante a semana, e aos sábados, para “abranger o maior número de pessoas, prevendo-se a realização de uma média de 60 visitas diárias”. Para os casos em que não for possível o contacto presencial, os técnicos de sensibilização deixarão material informativo sobre o projeto e a indicação de número de telefone, 930 569 877, visando o reagendamento de visita e a adesão ao sistema.
O comunicado recorda que, para concretizar esta recolha seletiva, os SMAS de Sintra atribuem gratuitamente um pequeno balde castanho (de 7 litros) e sacos verdes, onde devem ser colocados os resíduos orgânicos para posterior deposição nos contentores de resíduos indiferenciados que se encontram na via pública.
Após a sua recolha através dos circuitos normais, os sacos são triados na Central de Digestão Anaeróbia da Tratolixo e o processo de tratamento vai gerar energia elétrica a partir de biogás, que será exportada para a Rede Elétrica Nacional como “energia verde”, sendo produzido ainda um composto orgânico para aplicação como fertilizante em solos agrícolas.
Os clientes domésticos que aderem ao sistema, que é totalmente gratuito, beneficiam de um desconto de 1€ no tarifário dos serviços de água e resíduos, que deverá ser renovado, de seis em seis meses, através do pedido de requisição de sacos, o que poderá ser efetuado no site dos SMAS de Sintra (https://www.smas-sintra.pt/formulario-pedido-de-sacos-verdes-para-biorresiduos/), através do número 910 443 505 ou, presencialmente, nos atendimentos dos SMAS e nas instalações das juntas de freguesia.