Start-up italiana e Microsoft usam a nuvem para massificar edifícios sustentáveis
A start-up italiana Green Prefab uniu-se à Microsoft Connections e Royal Danish Academy para lançar um serviço online que dá a possibilidade aos arquitectos de criarem um simulador de construção sustentável, que lhes permite perceber os credenciais ecológicos de certos materiais.
O site ainda está na sua fase de teste e deixa que arquitectos e empreiteiros vejam modelos computacionais em 3D e simulações que testam o impacto de certas configurações em áreas como a eficiência energética, conservação de água e iluminação.
Segundo o Business Green, ao dar aos Arquitectos e empreiteiros de empresas médias e pequenas o acesso a recursos de simulação num serviço de computação em nuvem, a Green Prefab espera reduzir e tornar mais barato o processo de desenhar edifícios amigos do ambiente.
“Para criamos edifícios verdes, precisamos de definir a performance numa fase inicial e escolher os melhores materiais e soluções antes de entrarmos na fase da construção”, explicou Renzo Taffarello, um dos fundadores da start-up. “São precisas muitas simulações, cenários e teste para avaliar a performance do vento ou iluminação natural”.
Algumas empresas de software, com a Autodesk, focam-se na utilização de simulações em 3D para ajudar o design e técnicas sustentáveis. O problema é que esta tecnologia é cara – é aqui que surge a nuvem, de fácil acesso.
A Green Prefab utiliza o Microsoft Azure, um sistema de nuvem que já tem uma comunidade de mais de 20 mil arquitectos e engenheiros italianos. A Royal Danish Academy entra no projecto na utilização da Green Prefab para simulações de consumo de energia para edifícios na fase de pré-construção.