Três vezes maior que a Amazónia, Taiga é a maior floresta do mundo e está a morrer lentamente

Com mais de 12 milhões de quilómetros quadrados, a floresta Taiga tem três vezes o tamanho da floresta Amazónica, representando quase 29% da cobertura florestal do planeta e é também o maior reservatório de CO2 do planeta.

Com a poluição a tornar mais opaca a atmosfera nas regiões árticas, bloqueando os raios do sol e diminuindo a fotossíntese, milhares de quilómetros quadrados de floresta boreal já morreram ou estão a morrer, ao mesmo tempo que falta luz suficiente para permitir o crescimento da nova vegetação, refere um estudo citado pelo jornal El País.

Os cientistas apontam como causa a poluição gerada pelo homem tanto nas áreas geográficas abrangidas pela floresta boreal como a poluição de outras áreas longínquas. Essas emissões poluentes têm um efeito ainda mais profundo e de longo alcance: estão a escurecer a atmosfera. A maior presença de aerossóis gera uma névoa que captura ou reflete boa parte da radiação solar e interrompe o normal ciclo da fotossíntese.

“No estudo mostramos que a dissociação entre o crescimento das árvores e o aumento da temperatura se deve, pelo menos em parte, à poluição do ar”, diz o ecologista da Universidade Federal da Sibéria e coautor do estudo Alexander Kirdyanov .

No solo da Taiga crescem fetos e algumas herbáceas perenes de pequeno porte, não existem plantas anuais. A Norte a Taiga apresenta vastas faixas de florestas, com um número muito reduzido de espécies, e converte-se, de forma progressiva, na tundra. No Hemisfério Norte, forma um extenso cinturão que se estende pelo Canadá, Alasca e Eurásia.

A vegetação é dominada por resinosas, como as píceas, abetos e pinheiros. Em algumas áreas domina apenas uma espécie, sendo a Picea picea o melhor exemplo, cedendo a dominância para o Pinus sylvestris nas zonas mais secas. Determinadas manchas e ao longo dos rios surgem folhosas, como a Betula pubescens. Como arbustos surgem várias espécies do género Salix e da família Ericaceae.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...