Este é o primeiro caixão vivo do mundo (e é biodegradável)
Na hora da morte existem várias opções através da qual podemos honrar um ente querido, sendo por norma uma escolha da própria pessoa ainda em vida. Mas há medida que a sociedade evolui os atos fúnebres têm vindo a mudar, e existem cada vez mais alternativas à cremação e ao enterro.
Foi a pensar no futuro do Planeta que a Loop Biotech, empresa situada nos Países Baixos, decidiu criar o primeiro caixão vivo do mundo: o Loop Living Cocoon. Este caixão amigo do ambiente é feito de micélio, parte vegetativa dos cogumelos, e é totalmente biodegradável. Através desta inovação a Loop quer transmitir que o ser humano pode ser parte do ciclo da vida e enriquecer a natureza, em vez de a poluir, na sua hora de partida.
“Graças ao nosso estilo de vida moderno, o corpo humano contém em média 219 produtos químicos que podem pôr em perigo os ecossistemas. Os métodos atuais de sepultamento podem levar à degradação do solo e à poluição das águas subterrâneas. Em alguns cemitérios, a qualidade do solo pode ser comparada à de um aterro”, explica a empresa. No entanto, com este caixão o processo é diferente; as toxinas são neutralizadas e transformadas em nutrientes, com a ajuda de microorganismos e bactérias. A decomposição do caixão leva entre 30 a 45 dias, e o corpo humano leva mais tempo, estimando-se que a sua decomposição demore um total de três anos.
Além disso, este cresce naturalmente na natureza, capturando ao mesmo tempo dióxido de carbono (CO2) da atmosfera. Como explica a Loop, “o micélio cresce no molde Loop Cocoon, que é preenchido com aparas de madeira, permitindo que o micélio cresça e atue como um aglutinante biológico de auto montagem. Após sete dias o micélio atingiu a forma completa de caixão, secando depois naturalmente. Isso impede o seu crescimento e dá força ao caixão. O resultado é um caixão à prova de água exclusivo que só continuará a crescer novamente após uma longa exposição às águas subterrâneas”.
O Loop Living Cocoon tem o custo de 1495 euros, sem portes incluídos, e pode ser enviado para a Europa e para os Estados Unidos através de uma encomenda pré-venda.