Uma casa de bambu contra tempestades e cheias



Uma casa moldável e feita com bambu. Esta é a proposta do escritório H&P Architects para construções capazes de enfrentar o difícil clima do Vietname- país que figura na lista dos mais vulneráveis a desastres naturais, onde tempestades tropicais e tufões são frequentes.

“No Vietname, os fenómenos da natureza são graves e diversos, como inundações, deslizamentos de terra, entre outros. Anualmente, estes desastres matam cerca de 500 pessoas, além de destruir as áreas envolvidas. O objetivo deste projeto é entregar uma solução para essas pessoas através da arquitetura”, afirma a H&P Architects ao apresentar a Casa Blooming Bamboo.

O protótipo da casa foi criado para resistir a cheias até três metros de altura. O método assemelha-se ao sistema construtivo de palafitas. A resistência é garantida pelo bambu, que suporta grandes cargas de peso. Feita em módulos, a construção pode ser ampliada conforme a necessidade. Por ser multifuncional, a estrutura pode ser convertida em casa, escola, centro médico ou centro comunitário.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.