Unilever vai transportar produtos por comboio para reduzir emissões de CO2
A multinacional de bens de consumo Unilever está a lançar um projecto inovador de logística sustentável, que prevê o transporte das suas mercadorias por ferrovia – e não pelas estradas – num plano para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.
Segundo o Edie, o projecto chama-se Green Express e arrancou na semana passada em Itália, onde a primeira mercadoria – gelados – foi transportada. A linha férrea da Unilever transportará gelados Algida da fábrica da Unilever em Caivano, perto de Nápoles – centro-sul do País -, para o hub logístico de Parma, no Norte. O percurso é de 700 quilómetros.
“É um modelo revolucionário”, explicou o vice-presidente de logística da Unilever para a Europa, David Beauchamp, que assegurou que outras empresas irão “copiar” a aposta da multinacional anglo-holandesa.
“Isto não será apenas benéfico para o ambiente mas também para os custos. Acreditamos numa redução de 6% nos custos anuais [de transporte]”, frisou o responsável.
O Green Express faz parte do programa de eficiência ecológica da cadeia de fornecimento da Unilever, que está, por sua vez, incluído no mega plano de sustentabilidade da empresa.
Até 2020, a Unilever que aumentar em 40% a sua eficiência de CO2 em relação aos números de 2010. Em três anos, a empresa assegurou uma melhoria destes números de 10%.
Foto: Sob licença Creative Commons