UTAD reconhecida como “campus saudável” a nível internacional

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, foi reconhecida pela primeira vez como um “campus saudável” pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), foi hoje anunciado.
“Este reconhecimento da FISU reforça o compromisso da UTAD com o desporto e, acima de tudo, com a promoção de estilos de vida mais saudáveis. Com este programa, queremos garantir que todos beneficiam de um ambiente mais saudável, equilibrado e propício ao seu crescimento pessoal e académico”, afirmou o reitor da academia transmontana, Emídio Gomes, citado em comunicado.
Válida até 2028, a certificação “healthy campus” (campus saudável) reconhece a implementação das melhores práticas nos domínios da promoção do bem-estar, da saúde e da qualidade de vida das comunidades académicas.
Esta certificação da FISU procura incentivar programas em áreas como desporto e atividade física, saúde mental e social, nutrição, prevenção de doenças, comportamento de risco e ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social.
Algumas das iniciativas desenvolvidas na UTAD e que levaram à certificação são a utilização de infraestruturas desportivas por equipas federadas, organização da próxima edição dos jogos galaico-durienses, bem como a implementação de um sistema informativo nas ementas para promover a literacia nutricional e para informar sobre os alergénios de cada prato.
Atualmente, o programa daquela federação internacional integra 150 universidades certificadas, 11 das quais em território nacional.
O programa “FISU healthy campus” avalia as instituições de ensino superior em cinco níveis de desempenho, sendo o selo de qualidade (FISU healthy campus label) o que atesta o nível de excelência do campus nas várias dimensões avaliadas.