UTAD vai avaliar rega em olival com água residual tratada



A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, realiza em 2025 um ensaio experimental para avaliar a rega em olival com água residual urbana tratada, no âmbito do projeto europeu I-ReWater, foi hoje anunciado.

A academia transmontana explica, em comunicado, que o projeto possui 16 parceiros de Portugal, Espanha, França e Andorra que vão estar reunidos entre quarta e sexta-feira, em Vila Real.

O projeto estende-se até 2026 e tem um orçamento de mais de 2,2 milhões de euros, cofinanciado em 75% pelo Fundo FEDER.

O I-ReWater visa melhorar a gestão dos recursos hídricos na agricultura, integrando a utilização de água residual urbana tratada na rega agrícola e, entre outros, resultará na apresentação da “Estratégia para a utilização de água recuperada na rega no espaço SUDOE [sudoeste europeu]” e na criação de uma plataforma na internet de acesso livre.

Pretende-se promover a gestão sustentável dos recursos hídricos e uma adaptação às alterações climáticas.

O projeto é tecnicamente apoiado por 15 ensaios-piloto localizados em diferentes partes de Espanha, Portugal e França. Concretamente, há 13 ensaios em culturas lenhosas (lúpulo, amendoal, olival e vinha) e dois em culturas hortícolas (tomate para indústria e melancia) em que os resultados serão analisados a todos os níveis: agronómico, social e ambiental.

A UTAD é, segundo explicou no comunicado, responsável pelo ensaio em olival em Portugal, um trabalho que vai ser desenvolvido pelo Departamento de Agronomia da Escola de Ciências Agrárias de Veterinárias, da responsabilidade da professora Anabela Silva.

Neste encontro, dar-se-á precisamente a conhecer o ensaio-piloto que os investigadores da academia transmontana vão implementar numa parcela em Mirandela (Bragança), em conjunto com o agricultor Sucessus Vini.

A empresa Águas do Norte, parceira tecnológico da UTAD, explicará as adaptações efetuadas na Estação de Tratamento de Águas Residuais de Mirandela (ETAR) de Mirandela para produzir água para reutilização de classe C, de acordo com o Decreto-Lei 119/19.

A UTAD explicou que o objetivo do ensaio, que decorre em maio, junho e outubro, é avaliar a utilização de um “novo recurso hídrico” na rega do olival.

Segundo concretizou, os dois tipos de água a utilizar para comparar o comportamento fisiológico da planta serão águas residuais urbanas (classe C), provenientes da ETAR adaptada pela Águas do Norte, e água normal proveniente de uma charca localizada na própria exploração.

Ambos os tipos de água serão aplicados por sistema de rega gota a gota.

O programa do encontro que acontece na UTAD inclui ainda uma sessão de formação sobre a instalação de sensores de tronco e de solo para o controlo da rega com água residual urbana tratada.

A formação será conduzida por técnicos da empresa LabFerrer, fabricante sediado em Lleida (Catalunha), e terá o apoio do Centro de Investigação e Tecnologia Agroambientais e Biológicas (CITAB).

Será também realizada uma prova de cervejas produzidas a partir de lúpulo regado com água urbana reutilizada nos pilotos da Galiza e de Castela e Leão (Espanha).

O evento termina com uma reunião do comité diretor e técnico do projeto I-ReWater.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...