Veículos sem motorista serão 75% da frota mundial até 2040



Previsões são o que são: previsões. Mas algumas são tão arrojadas que nos deixam a pensar. Como esta. Segundo o Instituto de Engenheiros Eléctricos e Electrónicos (IEEE), uma das maiores organizações de engenharia à escala global, em 2040 cerca de 75% da frota mundial de veículos não terá motorista ou condutor.

Segundo explicou à brasileira Exame um alto quadro da IEEE, Alberto Broggi, as nossas cidades e auto-estradas estarão cheias de carro a circular de forma autónoma.

Há dois anos, um comboio de carros autónomos da equipa do Laboratório de Visão Artificial e Sistemas Inteligentes (VisLab) percorreu 15 mil quilómetros entre a Itália e a China. A viagem durou 100 dias e foi um sucesso. “A tecnologia de câmaras, radares e lasers que existe hoje já é suficiente para que estes veículos sejam capazes de conduzir de maneira autónoma em várias circunstâncias”, admitiu Broggi, que é professor na Universidade de Parma.

Mais recentemente, o Google recebeu autorização para o seu carro sem motorista circular nas vias públicas. De acordo com Broggi, a única questão que está a segurar a colocação destes veículos no mercado é a sua – até agora – incapacidade para contornar situações inesperadas no trânsito.

“[Ainda assim], suspeito que dentro de dez anos vamos ver estes veículos a circular em algumas estradas”, explicou o responsável.

“Todos os carros serão públicos e as pessoas vão utilizá-los pelo tempo que for necessário”, acredita Broggi, que recorda que os carros passam 90% do seu tempo parados. Ou seja, a partilha de veículos sairá beneficiada com esta nova tecnologia.

Leia a reportagem da Exame.

Broggi também acredita que os acidentes de viação serão drasticamente reduzidos. O veículo sem motorista não sente sono nem conduz com álcool, pelo que será mais seguro que um carro conduzido por uma pessoa.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...