com o apoio
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Vulcão Pacaya expele cinzas a 3.500 metros e tremendos fluxos de lava (vídeo)

O vulcão Pacaya na Guatemala continuou neste sábado com a sua intensa atividade e expeliu cinzas a uma altitude de 3.500 metros e fluxos de lava de 2.800 metros em direção ao sudoeste da cratera.
O Coordenador Nacional de Redução de Desastres (Conred) alertou que o vento espalhou as cinzas em direção ao sudoeste e ao sul do vulcão, localizado no centro do país, entre Guatemala e Escuintla.

O Conred especificou que o fluxo de lava, que está ativo desde a semana passada, está a caminho El Patrocinio e San José El Rodeo.
Em ambas as comunidades, acrescentou Conred, desde o ano passado o plano foi atualizado e foram estabelecidas rotas de evacuação.

O Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) alertou no dia 31 de março que as constantes erupções, o fluxo de cinzas e lava já afetaram mais de 1.300 famílias de agricultores, após mais de 50 dias de atividade, a mais longa da sua história.

Até o momento, estimativas preliminares indicam a perda de mais de 600 hectares de café e abacate naquela região, que atinge 1.300 famílias dedicadas a essas lavouras.

Pacaya, junto com Santiaguito (oeste) e Fuego (centro), são os três vulcões ativos da Guatemala, que possui outros 29 inativos.
A última grande erupção vulcânica na Guatemala foi em 3 de junho de 2018, quando o vulcão Fuego tirou a vida de 431 pessoas que viviam nos seus arredores.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...