Zimbabué admite raptar crias de elefante



Na última década, o número de elefantes africanos diminuiu a um ritmo alarmante, sendo que a cada ano morreram cerca de 30.000 animais devido à caça furtiva. Porém, os elefantes do Zimbabué – um dos países do continente mais afectados pela caça ilegal – enfrentam agora um problema ainda maior que os caçadores furtivos.

Recentemente, o Governo do Zimbabué admitiu ter capturado crias de elefante, que seriam posteriormente enviadas para os Emirados Árabes Unidos, onde a procura de animais exóticos está a aumentar a um ritmo alarmante.

A Zimbabwe Conservation Task Force, uma ONG que se foca na conservação ambiental, confirmou que cerca de 34 elefantes bebés – assim como outros animais – foram raptados aos pais no Hwange National Park para serem exportados para outros países. “Os nossos investigadores viram os animais e tentaram tirar fotos mas não lhes foi permitido. A segurança era muito apertada”, escreve a organização em comunicado, cita o Dodo.

Embora o Governo do Zimbabué alegue que os animais tinham como destino os Emirados Árabes Unidos, a organização conservacionista indica que os pequenos elefantes tinham como destino a China.

Esta não é a primeira vez que situações de rapto de crias de elefante acontecem no país. Em 2013, três crias de elefante foram raptadas e exportadas para a China, onde uma acabou por morrer e as outras duas ficaram doentes.

“Porque é que o Zimbabué está a roubar os recursos naturais das futuras gerações?”, interroga a organização no comunicado. “As pequenas crias muito provavelmente não sobrevivem à viagem e o único crime que cometeram foi terem nascido no Zimbabué”.

Porém, o ministro do ambiente do Zimbabué, Saviour Kasukuwere, disse ao Telegraph que capturar elefantes para exportação era uma coisa natural “de tempos a tempos”.

A ameaça de serem capturados e exportados é apenas um dos muitos perigos que os elefantes que vivem no território deste país enfrentam. No último ano, o Zimbabué foi palco de um dos episódios mais mortíferos de caça furtiva, onde mais de 300 elefantes morreram por envenenamento depois de os caçadores envenenarem a água com cianeto.

Foto:  vham777 / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...