Do café aos transportes: 5 gestos para ser mais sustentável



Todos têm um papel na luta pela sustentabilidade do planeta e, por vezes, é dos pequenos gestos que surgem as grandes mudanças. Assim, quanto menor for a pegada ecológica de cada um, mais positivo é o seu contributo na construção de um planeta mais verde.

No Dia Mundial da Ambiente, a Associação de Bioenergia Avançada (ABA), entidade que promove a bioenergia avançada, ou, por outras palavras, energia produzida a partir de matérias-primas residuais, sugere cinco pequenos gestos que produzem grandes mudanças:

1. Reciclar os óleos alimentares usados: Sabia que um litro de óleo alimentar polui cerca de um milhão de litros de água e que, nos últimos três anos, em Portugal, ficaram por recolher mais de 100 mil toneladas de litros de óleos alimentares?
Recolher o óleo alimentar depois de o consumir é um gesto simples, que pode evitar a poluição da quantidade de água equivalente à utilizada por uma pessoa em 14 anos. Basta colocar o óleo usado em garrafas de plástico e, quando estiverem cheias, depositá-las no oleão mais próximo (informação disponível no site da APA) ou entregar num supermercado ou bomba de gasolina aderente.
 
2. Recolher as cápsulas de café depois de as utilizar: Sabia que as borras de café podem ser utilizadas para fertilizar o solo? Ou para produzir energia? Algumas marcas já disponibilizam pontos de recolha de cápsulas utilizadas como forma de promover a economia circular. Assim, quando a máquina de café estiver cheia, guarde-a num saco ou recipiente e entregue-o num destes pontos de recolha.
 
3. Escolher embalagens mais ecológicas ou dispensá-las: Na hora de comprar produtos de higiene e limpeza, opte por embalagens de tamanho superior, ou que oferecem possibilidade de refill, ou escolha mesmo os produtos sem embalagem. Mas, antes de comprar, não se esqueça de utilizar o produto que tem em casa até ao fim. Recorte a embalagem e evite o desperdício.
 
4. Preferir alimentos frescos e da época: Consumir mais alimentos de origem vegetal e local, como frutas e legumes da época, e leguminosas contribui para a redução da poluição associada à produção agrícola. Além disso, estes alimentos podem ser consumidos por inteiro, sem desperdício. Aquelas partes que normalmente ficam esquecidas, como as ramas ou as cascas, podem ser utilizadas em caldos de vegetais ou sopas.
 
5. Promover a sustentabilidade: Ter uma postura ativa na construção de um mundo mais verde ao promover, por exemplo, a reciclagem no local de trabalho ou junto dos amigos e familiares pode fazer a diferença, a par de pequenas ações, como poupar no consumo de água, desligar as luzes, ou optar por transportes coletivos.

A ABA acredita que está ao alcance de todos ser mais amigo do ambiente no dia-a-dia e que com pequenos gestos se podem alcançar grandes resultados. Reduzir e repensar o consumo, promover a economia circular, um dos pilares da atuação da ABA, são algumas das formas de todos mudarmos o mundo, todos os dias. Por um amanhã melhor.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...