Fóssil de dinossauro do tamanho de uma galinha encontrado no País de Gales
Na década de 1950, um conjunto de ossos de dinossauro foram encontrados em Pant-y-ffynnon, no sul do País de Gales. Durante vários anos pensou-se que pertenciam a outra espécie, tendo sido nos anos 90 descrito como um Syntarsus, no entanto, os paleontólogos descobriram recentemente que se trata de uma nova espécie.
Como refere Stephan Spiekman, principal autor do artigo, “Não há uma característica óbvia que destaque esta espécie. Tem uma certa combinação de várias características que são únicas no seu grupo, o que nos mostrou claramente que se tratava de uma nova espécie.”
O fóssil corresponde ao dinossauro terópode mais antigo alguma vez descoberto no Reino Unido, que viveu há 200 milhões de anos atrás, revela o estudo agora publicado na revista científica Royal Society Open Science. O dinossauro foi nomeado Pendraig milnerae em homenagem a Angela Milner, paleontóloga do Museu de História Natural de Londres, local onde estavam guardados os ossos.
O Pendraig milnerae era particularmente pequeno, tendo um tamanho semelhante ao de uma galinha. Pensa-se que este tamanho se deve ao facto de, em primeiro lugar, estar na idade juvenil, e em segundo lugar, devido ao seu habitat insular, que pode ter influenciado o seu comprimento. Este fenómeno, tal como apontam os autores, é denominado “nanismo insular”, e ocorre devido ao facto de existirem menos recursos e menos predadores.
“O animal em adulto pode ter ficado maior do que o espécime descoberto no País de Gales, mas devido ao processo de fossilização, isso não pode ser confirmado”, explicam os investigadores.