Henkel Ibérica comemora 50 anos e relembra percurso de aposta na sustentabilidade



A Henkel Ibérica está a comemorar 50 anos desde que se estabeleceu no mercado português. A empresa começou a operar em 1970 e desde então, tem revelado um longo percurso de compromisso com a sustentabilidade, tanto ao longo de toda a cadeira de valor, como através de iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa.

Precisamente nos anos 70, e sob a marca Pritt, a Henkel lançou em Portugal a primeira cola em stick do mundo, facto que foi uma inovação para o mercado, tanto pelo seu mecanismo, como pela sua fórmula, uma vez que continha uma elevada percentagem de ingredientes de origem natural e isenta de solventes. Atualmente, essa percentagem já é de 97% e a sua embalagem é feita com 65% de plástico reciclado pós-industrial. Entre outros lançamentos sustentáveis da unidade de negócio de Adhesive Technologies da Henkel, destaca-se também o corretor ECOmfort em 2010, com um invólucro feito com 89% de materiais renováveis; ou o desumidificador Rubson, feito com 60% plástico reciclado em 2020.

Relativamente à unidade de negócio de Laundry & Home Care, em 1974 foi lançado o Sonasol Verde, um multiusos que permitia, com um único produto, limpar as diferentes divisões da casa e que tanto contribuiu para o sucesso da marca. Em 1990, a Henkel começou a comercializar Persil no mercado português; a marca, reconhecida por desenvolver o primeiro detergente sem fosfato, tem trabalhado para reduzir o seu impacto no meio ambiente. Exemplo disso é a sua fórmula recentemente melhorada, Active Cleaning Plus, que é eficaz mesmo em água fria e a sua embalagem 100% reciclável, ou o seu último lançamento em cápsulas, Persil Power Caps, com a dosagem certa para cada utilização e com uma embalagem amiga do ambiente.

Na unidade de negócio de Beauty Care, ligada ao setor da cosmética, lançou em 1991 a coloração capilar à base de plantas Igora Botanic, sob a marca Schwarzkopf Professional, apostando desde então em produtos sustentáveis e formulados à base em ingredientes de origem natural. Entre as soluções sustentáveis mais recentes desta unidade destacam-se a marca de cabeleireiros profissionais Authentic Beauty Concept, baseada em fórmulas veganas e cujas embalagens são recicláveis (2019); o relançamento das embalagens Gliss, que são 100% recicláveis e feitas com até 97% de materiais reciclados (2021); o lançamento da marca Nature Box com diferentes variedades de champôs em formato sólido, que ajudam a reduzir a utilização de plástico, para além de possuírem fórmulas veganas, sem sulfatos, silicones ou corantes artificiais (2021); e o desenvolvimento dos Beauty Sticks da marca Diadermine, feitos com 98% ingredientes de origem natural e embalagens feitas a partir de 100% plástico reciclado.

A sustentabilidade foi sempre um pilar fundamental para a Henkel e está enraizada no ADN da empresa desde a sua fundação. É por isso que em 1992 a Henkel publicou o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, e em 2021, publicou a 30.º edição deste mesmo documento, que reúne os seus progressos e iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa.





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