SDR Portugal estima investir 100 milhões de euros para recolher 2 mil milhões de embalagens
A SDR Portugal quer implementar e gerir o futuro Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) de embalagens de bebidas não reutilizáveis no país, e tem como meta recolher mais de 2 mil milhões de embalagens PET e de metal. O sistema proposto visa assegurar o cumprimento das metas europeias e nacionais relativas à reciclagem das embalagens de bebidas não reutilizáveis de plástico, metal e vidro.
Com um investimento direto estimado em mais de 100 milhões de euros – dos quais 70 milhões realizados nos dois primeiros anos -, o sistema proposto pela Associação permitirá criar mais de 1.500 postos de trabalho diretos e indiretos. Prevê-se a instalação de 3.600 máquinas de venda reversa em todo o território nacional, e além da instalação nas grandes superfícies de retalho – que irá corresponder a 2.600 máquinas -, este pretende recolher também as embalagens depositadas em mais de 90 mil pontos a instalar no comércio tradicional e no canal Horeca (estabelecimentos hoteleiros e de restauração). Nesse sentido, a SDR Portugal irá candidatar-se à licença ou concessão de gestão do futuro sistema.
Incentivar os cidadãos a devolverem as embalagens de uso único, garantir a máxima eficiência do encaminhamento para reciclagem, e evitar o desperdício de recursos e a incineração e/ou aterro de resíduos após consumo, são os principais objetivos do Sistema de Depósito e Reembolso.
Leonardo Mathias, presidente da SDR Portugal, afirma: “Temos como missão disponibilizar um sistema de reciclagem eficiente e eficaz, que se traduzirá na satisfação dos consumidores e nas elevadas taxas de valorização e reciclagem nos princípios da economia circular. É nosso objetivo contribuir para uma mudança efetiva dos comportamentos dos cidadãos /consumidores, estimulando uma maior participação na separação dos resíduos e um aumento na quantidade e na qualidade da matéria reciclável. Acreditamos que o SDR que propomos trará benefícios evidentes para o setor, para as pessoas e para o ambiente.”
A Associação SDR Portugal é constituída pelas empresas Coca-Cola, Central de Cervejas, Sumol+Compal, Super Bock Group e Unilever, e as insígnias Auchan, Intermarché, Lidl, Pingo Doce e SonaeMC.