Porto de Kiel vai ter um dos maiores sistemas da Europa de fornecimento de energia



O porto de Kiel, na Alemanha, vai ter um dos maiores sistemas de fornecimento de energia da Europa. A Siemens AG vai instalar dois sistemas SIHARBOR, que garantem a transmissão da energia para os navios, mais precisamente para a margem Este do porto (Ostuferhafen).

Assim, quando os navios estiverem atracados no porto podem utilizar a energia da rede, que inclui uma elevada componente de fontes renováveis, em vez de recorrer aos geradores a gasóleo instalados a bordo. Além da redução significativa das emissões de dióxido de carbono (CO2), este vai permitir reduzir o ruído e a poluição.

Com um investimento total de aproximadamente 17 milhões de euros, este projeto inclui um sistema de transmissão de energia em terra de 50 e 60 Hz para cruzeiros e ferries e outro de 50 Hz para ferries. A conclusão da obra está prevista para o final de 2023. Esta fonte de alimentação onshore vai permitir fornecer energia verde a seis navios em simultâneo, em todos os seus principais terminais de passageiros, de carga e de ferry.

“A ligação de navios a sistemas de fornecimento de energia em terra tem um enorme impacto económico e ambiental. Os navios economizam no combustível, que é caro; abre-se caminho a novos modelos de negócio para os operadores portuários e o pessoal portuário e os residentes beneficiam de uma significativa redução em termos de ruído e poluição”, afirma Markus Mildner, CEO da Siemens eMobility.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...