5 mitos sobre o uso dos aquecedores



Embora as temperaturas ainda se apresentem bastante convidativas, já começa a ser tempo de ir buscar uma mantinha ao armário e a chegada dos aquecedores não tardará também a aparecer. No entanto, agora que estamos a atravessar uma época bastante delicada a nível económico, todos os cuidados a ter com o uso desses aparelhos são poucos. E por ter isso em consideração a Selectra– empresa especialista em faturas de luz e gás- decidiu desmistificar alguns dos mitos associados ao aquecimento da casa que podem muito bem-estar a prejudicar o seu orçamento familiar.

“Ouvi dizer que…”

Aceitar os conselhos dos outros nem sempre é boa ideia, e estes são alguns dos casos em que deve mesmo fazer “ouvidos moucos”:

“É melhor deixar o aquecimento ligado do que andar a ligar e a desligar a toda a hora”

Este é provavelmente o maior mito de todos e aquele que é, muitas das vezes, responsável pelos valores absurdos das faturas de eletricidade no inverno. E a lógica por detrás disso é bastante simples: se estiver ligado, está a gastar energia.

Isto é, sempre que mantém o botão ligado do aquecedor, está a exigir um esforço contínuo por parte do aparelho para que este mantenha o ambiente à temperatura que deseja e por isso, o mais correto a fazer é mesmo desligá-lo, ou pelo menos diminuir a sua temperatura, sempre que tiver de se ausentar de casa ou não for utilizar mais aquela divisão.

“A temperatura perfeita deve estar entre os 24-25ºC”

Para além de não ser a atitude mais eficiente a nível energético, escolher estas temperaturas pode levar ainda a uma perda na qualidade do sono ou ao aparecimento de dores de cabeça. Assim, a Selectra recomenda programar o seu termóstato para 19 a 21ºC, visto que com estas  temperaturas consegue não só manter um ambiente agradável em casa, como também evitará um impacto tão significativo no valor das suas faturas mensais.

“O radiador não tem de estar num lugar específico”

Não há uma regra que dite o lugar exato onde deve estar o aquecedor, no entanto se o colocar debaixo das janelas, irá conseguir aproveitar o ar que tende a entrar através delas que por sua vez, forma uma corrente que ajuda a espalhar o calor por toda a habitação.

“Isolar a casa das entradas de ar não resolve todo o problema”

Por ser uma despesa extra e que não é vista como “urgente”, fazer melhorias no isolamento da casa é uma tarefa que é muitas das vezes deixada para segundo plano. Porém, o que algumas pessoas não sabem é que esta é uma estratégia que pode levar a uma poupança de até 30% nas faturas de energia!

Por isso, se já ponderou seriamente acerca desta questão, invista nela assim que puder e enquanto não tiver o problema resolvido, coloque um adesivo nas portas e janelas para reduzir a entrada de ar.

“No inverno não se devem abrir as janelas para preservar o calor”

Ao contrário do que se possa pensar, ventilar a casa continua a ser muito importante mesmo durante os meses de inverno, uma vez que diminui a quantidade de humidade que está instalada dentro do edifício e que acaba por dificultar o aquecimento do espaço. O que significa que um ar limpo tende a ser mais fácil de aquecer e por isso, continua a ser aconselhável ventilar a casa entre 5 a 10 min por dia se quiser ver reduzido o valor das suas faturas.

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...