6 alimentos para riscar da lista de compras



A agência que vigia os medicamentos e os alimentos nos Estados Unidos (Food and Drug Administration, FDA na sigla original) anunciou que as gorduras trans são prejudiciais para a saúde, o que levou as autoridades a proibirem o uso deste tipo de substância nos alimentos produzidos no país.

Na verdade, a gordura trans é bastante usada em alimentos processados para aumentar o tempo de vida útil dos produtos, explica o agregador O Meu Bem Estar. No entanto, os nutricionistas têm vindo a alertar para os perigos deste tipo de gorduras que contribuem para as  doenças cardiovasculares.

Se os planos da FDA avançarem, a indústria alimentar americana terá de readaptar os seus processos de fabrico.Enquanto isso não acontece , conheça os alimentos que terão de passar por mudanças no seu processo de fabrico, segundo a BBC.

1. Biscoitos salgados e doces 

Esses produtos geralmente contêm gorduras trans em estado sólido que os deixa menos “oleosos”.

“As gorduras ‘boas’ já desempenham esse papel. Só que são mais caras para a indústria alimentar. No entanto, elas trazem menos riscos para a saúde e são mais saudáveis”, diz o químico de alimentos Fidel Belmares.

2. Pipocas para fazer no micro-ondas

As gorduras trans sólidas são usadas nas pipocas, conservando o produto durante mais tempo. A alternativa, segundo os especialistas, consiste em usar azeite no lugar das gorduras trans.

“Ela é mais líquida, mas menos manipulada e mais natural. O azeite de oliva não possui gordura trans”, diz o médico Jorge Loredo.

3. Pizzas e salgados congelados

Alguns produtos congelados – pizzas e rissóis, por exemplo, – contêm gorduras trans para prolongar a sua duração. Os especialistas sugerem que as pessoas comprem produtos frescos e os congelem em casa. Alguns produtos congelados sem gordura trans já são vendidos actualmente no mercado.

“Há empresas que vendem batatas fritas ou outro tipo de produtos congelados e anunciam na embalagem que nenhum tipo de trans foi usado no fabrico do alimento”, diz Loredo.

4. Manteiga vegetal e margarina em barra

Loredo sugere que se use manteiga em vez de margarina, porque a origem animal do produto é facilmente assimilada pelo metabolismo. Melhor ainda seria, segundo ele, utilizar gorduras líquidas – como azeite – em vez de gorduras sólidas – como manteiga ou margarina.

5. Natas para café

Também existem versões deste produto sem gordura trans. Ainda assim, há substitutos que são ainda mais saudáveis, como leite natural ou leite de soja.

6. Glacé pronto a usar

Os glacés prontos a usar fazem com que os doces fiquem mais sólidos e estáveis durante mais tempo, desde que conservados à temperatura ambiente.

Apesar dos inúmeros esforços da indústria alimentar na procura de alternativas mais saudáveis, os especialistas asseguram que é melhor fazer o glacé em casa, utilizando açúcar, manteiga, leite e baunilha natural.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...